Obino lança hoje livro sobre seus 65 anos - PinheirOnline

Post Top Ad

demo-image
obino

Obino lança hoje livro sobre seus 65 anos

Share This
Responsive Ads Here


A história de uma das empresas mais antigas e tradicionais do Rio Grande do Sul, suas conquistas e superações, estão inseridas no livro comemorativo aos 65 anos de atuação da rede de Lojas Obino. O lançamento ocorre hoje, em um coquetel para convidados, às 20h, no Clube Comercial. A obra documenta, por meio de relatos importantes, a trajetória de trabalho em família.

O objetivo foi registrar a história com emoção e carinho. Uma maneira de homenagear a tradição, a pujança e também a superação de dificuldades, “possíveis de serem enfrentadas quando existe credibilidade e parceria, como no caso da companhia”, como destaca a obra.

Trajetória

A história da família Obino no país teve início com a vinda do casal de imigrantes italianos Victório e Georgia Porcille Obino, oriundos da Itália. A rede começa em 1950, quando Pedro Obino Júnior funda a Importadora Obino, referência regional, na época, na comercialização de equipamentos e máquinas. 

A expansão da rede, a mais antiga do Rio Grande do Sul em seu segmento e a primeira a inaugurar lojas em diversas regiões, começou em 1962, com a inauguração da primeira filial fora de Bagé, na cidade de Dom Pedrito. Nas décadas de 70 e 80, a expansão seguiu para diversas regiões com a abertura de novas lojas.

O empreendedorismo de Teo Vaz Obino, figura de referência no varejo do Sul do país, que administrou as lojas de 1950 a 2004, foi fator fundamental para o sucesso da rede. Nos anos 2000, com a saúde fragilizada, Teo estruturou a companhia como uma sociedade anônima. Nesta época, a empresa passou por um período de crise, que, com a posterior retomada da administração da família, consegue plena recuperação.

Gestão atual

A gestão atual do neto de Teo, Pedro Ernesto Capiotti Obino, que transita pela empresa desde a infância e teve sua primeira passagem profissional aos 11 anos como office-boy, é mostrada na obra com os posicionamentos do jovem presidente. O material também tem depoimentos de familiares como Yone Malafaia Obino, avó de Pedro, Theo, pai, Sônia Malafaia Obino, irmã, além da ex-diretora Vórgia Obino.

O trabalho ainda conta com depoimentos de colaboradores e fornecedores.  A rede tem 46 filiais, situadas em 35 municípios do Rio Grande do Sul, e 675 funcionários diretos, além dos indiretos. As lojas contam com um mix de eletrodomésticos, eletro-portáteis, telefonia, cama, mesa, banho e bazar, lazer e transportes. A sede administrativa tem mais de 12 mil metros quadrados e concentra escritórios, a área da tecnologia e o centro de distribuição, onde é feita a armazenagem de produtos que são redirecionados ao ponto de venda no menor espaço de tempo possível.

A Obino é uma das maiores empregadoras de Bagé, uma das maiores pagadoras de impostos, além de uma das principais empresas que contribuem para o desenvolvimento da cidade. O prefeito, Luís Eduardo Dudu Colombo dos Santos, escreveu sobre o papel da empresa.  “A rede Obino foi uma das pioneiras do segmento no interior do Estado e influenciou o crescimento do setor varejista com a vinda de outras redes para o município.” Na opinião do colunista Gilmar de Quadros, do jornal FOLHA do SUL, o arquétipo dessa história se chama Teo Vaz Obino: empreendedor visionário.

Futuro

A rede tem forte atuação social nas cidades onde está estabelecida por meio do desenvolvimento de ações de responsabilidade social e também com apoio a entidades de filantropia, hospitais, escolas, universidades, clubes de serviço e promotores culturais, além de doação de valores, roupas, calçados e computadores.

A expansão foi retomada e foram inauguradas lojas em Hulha Negra e em Rio Grande, na Praia do Cassino. A marca foi modernizada e, agora, os investimentos estão na padronização de fachadas, com a repaginação da marca e novos layouts inspirados nas cores da bandeira do Rio Grande do Sul. Até 2017, a padronização chegará a todas as filiais. 

Aos 65 anos, o objetivo é manter-se no mercado gaúcho, ampliando a atuação e consolidando a marca nas regiões onde atua. “Prestar o melhor atendimento, buscar o crescimento sustentável, com lucro e respeito ao indivíduo, atender as necessidades e desejos de clientes e consumidores comercializando bens e serviços, sem descuidar do respeito aos colaboradores, fornecedores e comunidade seguem sendo a missão da empresa que tem como filosofia ser a loja de todos”, destacou a assessoria de comunicação da rede.

Informações: Jornal Folha do Sul Gaúcho.
Comment Using!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Pages