O mês de Setembro, que historicamente não é chuvoso, já alcançou uma média de precipitação maior que a dos últimos anos. Tanta chuva tem afetado a vida da população urbana e rural.
As chuvas acima da média registradas no Rio Grande do Sul nas últimas semanas, algumas vezes acompanhadas de granizo, trouxeram alguns prejuízos para a região sul e Pinheiro Machado não ficou de fora.
Na área rural, os moradores não conseguiram se deslocar até a cidade. Crianças ficaram sem aula pois os ônibus escolares não conseguiram fazer a travessia devido ao acúmulo de águas em seu trajeto.
Na produção, os prejuízos causados pela variação climática dos últimos dias, provocaram perdas para a safra, pois muitos parreirais de fruticultura, já estavam com folhas. Além de temperaturas muito baixas, com formação de geadas, a elevada precipitação trouxe uma situação preocupante para os produtores. Nos próximos dias será feito um levantamento com os produtores da região para verificar o nível de prejuízos que ocorreram.
A energia elétrica, como de costume, também foi afetada não apenas em Pinheiro Machado, mas em várias cidades da região Sul. Os fortes ventos e as chuvas da semana deixaram quase seis mil clientes sem energia elétrica. A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE-D) informou que, até esta semana, recebeu 130 ocorrências. A CEEE-D abrange os municípios de Bagé, Dom Pedrito, Pinheiro Machado, Lavras do Sul e Candiota.
Na cidade, vários eventos foram cancelados devido ao mau tempo, além disso, o Ginásio de Desportos foi interditado durante toda a semana, incluindo o Sábado, devido ao mau tempo, e as condições adversas às chuvas do local. Pela parte da tarde de quinta-feira, 24 de setembro, a Diretora da Escola Municipal Manoel Lucas Prisco, Giovana Petzinger divulgou nota informando a comunidade escolar que por motivo de mau tempo, as atividades na escola serão canceladas na sexta-feira, 25 de setembro. As atividades retornam na segunda-feira,28.
A cidade também sofre, como acontece principalmente em áreas com um planejamento mais precário, como bairros, onde os pontos de vasão de água são insuficientes, deixando as ruas alagadas e intransponíveis, além do histórico problema de falta de infraestrutura e calçamento nos bairros afastados do centro, que desconforta os moradores que necessitam sair de casa e tendem a enfrentar grandes desafios com o excesso de barros nestes lugares.
A previsão do tempo para o fim de semana, segundo o Climatempo é de céu fechado e muitas nuvens, havendo possibilidade do retorno das "chuvaradas".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.
De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.
Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.
Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.
Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.
Obrigado e não deixe de comentar.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.