A Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT) no Rio Grande do Sul receberá um empréstimo de 88,7 milhões de dólares do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)para ampliar, reabilitar e modernizar sua infraestrutura de geração e transmissão de energia elétrica. O objetivo é atender a demanda crescente e melhorar a confiabilidade do serviço.
A CEEE-GT entrará com uma contrapartida de 51,9 milhões de dólares totalizando um investimento de 147,8 milhões de dólares. O empréstimo do BID tem garantia soberana e ajudará a financiar o Programa Pró-Energia da empresa, contribuindo para assegurar a construção da infraestrutura elétrica necessária para suportar o aumento da demanda previsto, incluindo a realização da Copa do Mundo em 2014.
De acordo com informações da CEEE, as obras de transmissão irão beneficiar os municípios de Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra, Lavras do Sul, Pedras Altas e Pinheiro Machado.
O gerente regional da Campanha CEEE-D, Mirabeau Borba dos Santos, informa que o empréstimo do BID contribuirá para o financiamento dos seguintes componentes em Bagé: Substituição de transformadores da subestação da Santa Tecla e da Leonel Brizola de 69/23KV. O valor investido será de R$ 2 milhões, e beneficiará 5 766 clientes. “Essa substituição fará o aumento da disponibilidade de energia em 150% (dos 10 para 25 MVA), a cidade terá melhoria da qualidade e confiabilidade no abastecimento”, explica o gerente regional.
Outro investimento que beneficiará clientes da região é na Usina Presidente Médici em Candiota. Serão investidos 3,6 milhões na substituição dos transformadores da rede elétrica 69/23KV, o que beneficiará 8 236 habitantes daquela região.
Segundo Borba, a CEEE fará uma substituição de mais de 300 postes de iluminação pública na zona urbana de Bagé. Essas substituições estão dentro dos recursos de manutenção, universalização, melhoria e expansão aprovadas pelo BID. O financiamento do BID, que tem prazo de 25 anos, com um período de carência de quatro anos e juros baseados na taxa Libor, será complementado por recursos da CEEE-GT no valor de 59,1 milhões de dólares, provenientes de um empréstimo pré-aprovado pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.
De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.
Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.
Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.
Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.
Obrigado e não deixe de comentar.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.