Bagé e Candiota buscarão Chama Crioula a partir deste domingo - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Bagé e Candiota buscarão Chama Crioula a partir deste domingo

Bagé e Candiota buscarão Chama Crioula a partir deste domingo

Share This

Os municípios de Bagé e Candiota estão unidos em prol das comemorações da Semana Farroupilha. Isso porque a partir deste sábado, iniciam os preparativos para a busca da centelha da Chama Crioula, que neste ano foi acesa na cidade de Triunfo. Para celebrar os 180 anos da Batalha do Seival, bem como da proclamação da República Rio-grandense, a Associação de Cavaleiros e Cavaleiras de Bagé e a Associação de Cavaleiros de Candiota partirão juntas para trazer um dos principais símbolos da tradição do Estado.

Conforme o presidente da entidade local, Mirabeau Borba dos Santos, o sábado será para os últimos ajustes, como, por exemplo, a preparação do veículo de apoio. Na madrugada do domingo, dia 28, às 6h, o grupo se reúne para iniciar o deslocamento que deverá ser a partir das 9h. 

Após chegar em Triunfo e participar da solenidade que irá distribuir a centelha, na segunda-feira, o grupo começa o deslocamento para a região da Campanha. Ao todo, o grupo deverá cavalgar por aproximadamente 430 quilômetros. “Sairemos com 20 integrantes. Acredito que ao longo do caminho de volta teremos a adesão de mais cavaleiros.

O grupo poderá chegar a 30 pessoas”, detalha Santos, que participa da cavalgada há 26 anos. Segundo o presidente da entidade, o ato é mais do que uma ação em respeito à tradição gaúcha. Santos define-a como um evento cívico, mas também cultural, de integração e até esportivo. “Afinal, não é nada fácil fazer um trajeto como o que faremos. O mais importante é que iremos a Triunfo que é uma cidade histórica. Foi onde nasceu Bento Gonçalves. Seu avô Manoel Gonçalves recebeu do Império Português uma sesmaria naquele local em 1752. Lá, também houve diversas batalhas importantes na Revolução Farroupilha, como a de Fanfa. Então, para nós, é uma importância muito grande de ir, conhecer a história do local e também levar um pouco da história de Bagé em um momento de confraternização em torno das tradições do Estado”, ressalta Santos.

O grupo deverá chegar na Rainha da Fronteira dia 13 de setembro, quando, na Praça das Carretas, dará início aos Festejos Farroupilhas.

http://www.jornalfolhadosul.com.br/noticia/2016/08/27/bage-e-candiota-buscarao-chama-crioula-a-partir-deste-domingo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages