EXTRA: Centro de referência oftalmológia Pinheirense registrou momento histórico nesta Quarta (21) - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
EXTRA: Centro de referência oftalmológia Pinheirense registrou momento histórico nesta Quarta (21)

EXTRA: Centro de referência oftalmológia Pinheirense registrou momento histórico nesta Quarta (21)

Share This

Na manhã de Quarta (21), um marco na história de Pinheiro Machado, ficou registrado na região. Trata-se da compra de serviços na área da oftalmologia do Hospital de nossa cidade, pela Prefeitura Municipal de Pelotas. A qualidade no atendimento e os resultados alcançados tornam a Instituição modelo para a região.

A partir do próximo mês, a solução para atender a demanda dos prejudicados pela doença da catarata encontra-se a cem quilômetros de Pelotas. Em contrato assinado com o Hospital de Pinheiro Machado, na manhã desta quarta-feira (21), foram ofertados 50 atendimentos mensais para os cerca de dois mil pelotenses que compõem a fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS). A alternativa foi cogitada diante da demanda identificada pelo Poder Público, a qual não estava sendo suprida pela Beneficência Portuguesa.

A unidade responsável pelo processo na cidade consegue oferecer apenas 65 atendimentos por mês, sem a possibilidade de aumentar. A expectativa agora é diminuir o tempo de espera para consultas e processos cirúrgicos.

O prefeito Eduardo Leite (PSDB) explicou que ao identificar o problema através da demanda reprimida, estimada em duas mil pessoas, a prefeitura saiu em busca de soluções fora da cidade. Por ser o centro de referência oftalmológica aos municípios da Região Sul do Estado desde 2014, firmou-se então uma parceria com o Hospital de Pinheiro Machado, que foi representado por seu vice-prefeito, Ronaldo Madruga (PP), no ato da assinatura.


O atendimento, por sua vez, será feito pelo médico Humberto Scheuermann que, há um ano, dedica seus conhecimentos ao local, mas os cultiva há 18. Yolanda Prieto de 83 anos conhece bem não só a forma com que o problema afeta o seu dia a dia, mas também o cansaço de aguardar a cirurgia.

Em agosto ela completou dois anos na fila do SUS para conseguir tratar da doença que lhe impede de manter o hábito da leitura e apreciar quadros e fotografias. Sentada na plateia do Salão Nobre, ao lado da irmã, Yolanda aguardava a notícia que lhe traria a possibilidade de voltar a enxergar com clareza - já que neste período precisou até mesmo marcar consultas com médicos particulares para examinar o grau do problema, o que lhe confirmou o diagnóstico.

Assim como Yolanda, outros que sofrem com a patologia estavam ansiosos para saber mais detalhes sobre a notícia. Eles foram chamados para compor a plateia e ainda puderam se manifestar a respeito de suas expectativas. Luci Neves mostrou a ansiedade de voltar para o tricô e o crochê, prejudicados pela visão embaçada que a catarata do olho esquerdo lhe causou.

Algo que poderá ser solucionado a partir do dia 30 de outubro, quando está previsto o início das consultas e avaliações. Já as cirurgias, segundo a secretaria de saúde Arita Bergmann, iniciam no dia 26 do próximo mês.

O hospital também será responsável pela realização de exames e pelo acompanhamento no período pré e pós-operatório, diante do investimento do Poder Público pelotense de R$ 50 mil.

A expectativa é completar quatro mil atendimentos até dezembro de 2016, somados aos 2.100 já realizados pela Beneficência desde 2013 até o momento.

"O momento é um marco para a história de Pinheiro Machado-RS, a compra de serviços na área de oftalmologia da Associação de Assistência Social Hospital de Pinheiro Machado-RS. Obrigado nossa gestora financeira Everaldina Santos, que contribui para as finanças estarem sempre em equilíbrio" destacou Ronaldo Madruga, Secretário da Saúde e Vice-prefeito de Pinheiro Machado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages