Candiota decreta situação de emergência devido ao excesso de chuvas - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Candiota decreta situação de emergência devido ao excesso de chuvas

Candiota decreta situação de emergência devido ao excesso de chuvas

Share This

O município de Candiota estima prejuízo de R$ 5 milhões, após os 300 milímetros de chuva dos últimos dias. A Defesa Civil junto ao poder municipal contabilizou cerca de 60 casas atingidas pelas chuvas e granizos, além de aproximadamente 800 propriedades rurais que também foram atingidas, ocasionando perdas de diversas culturas, além da queda acentuada de produtividade na produção de leite.

O decreto de emergência feito pelo município já foi homologado pelo Estado, nessa quarta-feira, 14. “Estamos trabalhando para amenizar essa situação, com medidas emergenciais, distribuímos lonas às famílias que tiveram seus telhados quebrados com o granizo, além de distribuição de alimentos”, falou o vice-prefeito, Paulo Brum.

Burocracia

Os municípios que decretaram situação de emergência pelas enchentes de 2014 seguem ser receber auxílio. Dos R$ 30 milhões solicitados pelas prefeituras gaúchas no ano passado, nenhum centavo foi liberado até agora. Entre os motivos da demora, está a falta de pessoal no Ministério da Integração. Apenas 14 engenheiros da Pasta analisam os projetos encaminhados de todo o Brasil.

De acordo com Portaria 385 do Ministério da Integração, de outubro de 2014, a Pasta recebe anualmente aproximadamente 500 planos de trabalho e possuía cerca de 2,8 mil processos paralisados na data. O decreto também informa que o sistema federal de transferência de socorro aos municípios apresenta problemas.

 "O atual procedimento não atende de forma adequada a população vitimada por desastre, não permitindo a recuperação, na velocidade necessária, da infraestrutura pública destruída, penalizando a população que não consegue retomar sua rotina", admitiu o então ministro Francisco Teixeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages