Terraplanagem da UTE Pampa Sul deve iniciar em julho - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Terraplanagem da UTE Pampa Sul deve iniciar em julho

Terraplanagem da UTE Pampa Sul deve iniciar em julho

Share This

O Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emitiu a Licença de Instalação (LI) para que a empresa Tractebel Energia construa a Usina Termelétrica (UTE) Pampa Sul, na localidade de Seival, em Candiota. A medida possibilita o início dos trabalhos. A notícia, aliás, agradou lideranças do meio político que defendiam o empreendimento.

O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), por exemplo, que preside a Frente Parlamentar do Carvão Mineral, comemorou assinatura que ocorreu na noite de quinta-feira. O parlamentar esteve na terça-feira, na sede do instituto reunido com a presidente Marilene Ramos, que informou que o ato ocorreria nesta data. Por sua vez, o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador (PT), comentou que a terraplanagem deve iniciar em julho. “Após o serviço, será iniciado o trabalho civil”, destaca. Já o diretor Desenvolvimento de Negócios da Tractebel, Hugo Stamm, destacou que a primeira fase será de 340 megawatts (MW) de capacidade instalada e utilizará o carvão mineral extraído da jazida de Candiota. Ele lembra que esse era o último documento exigido pelo Ibama para que a empresa comece a obra. Ainda relatou que a previsão é que nos próximos 20 dias tenha início o canteiro de obras.

Com um investimento de R$ 1,8 bilhão, a construção deve envolver cerca de dois mil trabalhadores diretamente, e aproximadamente, outros seis mil de forma indireta. Entre as ocupações para empregos diretos estão: engenheiros (gerenciamento de obras, civil, elétrica e mecânica), engenheiros de manutenção e operação, economistas, administradores, técnicos de manutenção e operação, serviços técnicos, informática, serviços de vigilância, preparo de refeições e limpeza. O projeto da usina prevê uma capacidade de 680 MW, composta por duas unidades geradoras de 340 MW. Entretanto, a Tractebel vendeu, no leilão A-5, realizado em 2014, a primeira fase do projeto, que corresponde a uma unidade.

A termelétrica deve entrar em operação comercial em janeiro de 2019, rendendo mais 300 empregos diretos. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as reservas brasileiras ocupam o 10º lugar no ranking mundial na reserva de carvão, totalizando sete bilhões de toneladas. Somente a jazida de Candiota corresponde a 38% do carvão nacional. É por essas razões que o município é tratado como ponto estratégico para a Tractebel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages