Produtores são chamados a preencher Cadastro Ambiental - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Produtores são chamados a preencher Cadastro Ambiental

Produtores são chamados a preencher Cadastro Ambiental

Share This

Prefeituras gaúchas e federações ligadas à agricultura são convidadas a ajudar o governo a esclarecer aos produtores como preencher o Cadastro Ambiental Rural (CAR) no Rio Grande do Sul, agora regulamentado por meio de decreto.

Tiago Rolim de Moura Segundo a Secretaria de Meio Ambiente do Estado, apenas 16 mil (3%) do total de 480 mil proprietários de áreas rurais no Rio Grande do Sul já haviam feito o cadastro. O prazo vai até maio de 2016. No cadastro, o produtor irá dar informações mais detalhadas sobre as áreas, indicando a existência, por exemplo, de banhados, roçadas e culturas produzidas, e a situação em que se encontram.

No Rio Grande do Sul, em torno de 60% do território é de Bioma Pampa, outros 40% são de Mata Atlântica. O cadastro permitirá essa "tomografia" das propriedades rurais, como referiu a ministra da Agricultura Kátia Abreu (PMDB), durante solenidade de assinatura do decreto que regulamenta o cadastro, realizada nesta segunda-feira, no Palácio Piratini. Técnicos ajudaram a detalhar no cadastro as definições para que os agricultores possam fazer o preenchimento, conforme a secretária de Meio Ambiente, Ana Pellini, de forma segura, sem receio de errar. Esses conceitos eram justamente o que faltava para a regulamentação.

O agricultor pode usar 80% da área para cultivo e os outros 20% deverão ser preservados. Ela diz que para usar a área, bastará encaminhar a solicitação de licença, à exceção de áreas de banhado, em que há exigência de preservação. O setor agropastoril representa atualmente 40% dos licenciamentos concedidos na secretaria. "Procuramos proteger o meio ambiente e preservar a produção. A partir da assinatura vamos poder cumprir as metas de cadastramento junto ao Ministério do Meio Ambiente", havia explicado na véspera, o secretário da Agricultura e Pecuária, Ernani Polo. Ana Pellini lembrou que o cadastro é uma determinação do governo federal.

O Rio Grande do Sul foi o último estado no Brasil a tornar efetivo o CAR, determinando a proteção ao Bioma Pampa. "Vamos transformar essa lei em um ativo no Brasil, disse.

O que é?


O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é uma base de dados para controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

Trata-se de um registro eletrônico obrigatório para todos imóveis rurais que indicará informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APP), das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages