Presidente do STR de Pinheiro Machado faz resumo sobre agendas em Brasília na ultima semana. - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Presidente do STR de Pinheiro Machado faz resumo sobre agendas em Brasília na ultima semana.

Presidente do STR de Pinheiro Machado faz resumo sobre agendas em Brasília na ultima semana.

Share This

Assistência Técnica Especifica para Ovinocultura 
O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pinheiro Machado e da Associação para o Desenvolvimento Sustentável do Alto Camaquã- ADACacompanhou na manhã da quarta feira (17), no gabinete do Secretário Onaur Ruano do Ministério do Desenvolvimento Agrário MDA, em Brasília (DF), o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO), Paulo Afonso Schwab, o vice da entidade Arnaldo Vieira Filho e o assessor técnico, Edegar Franco;  junto com o Prefeito de Bagé, Dudu Colombo; dos Deputados Federais Giovane Cherini e Afonso Hamm; do assessor do Deputado Federal Heitor Schuch, Anselmo Piovesan; do presidente do DATER do MDA, Everton Augusto Paiva Ferreira; do Prefeito de São Gabriel, Roque Montagnerdo Assessor do Prefeito de Bagé Luiz Fernando de Avila Leivas que fizeram a entrega oficial da proposta de Ater – Assistência Técnica e Extensão Rural. Segundo Mateus Garcia a proposta foi bem acolhida pelo Secretário Onaur e espera-se dentro de 20 dias a abertura de chamada pública, o que é uma grande conquista para o setor. “Agora é aguardar para darmos mais um importante passo para o desenvolvimento e profissionalização da ovinocultura”. Conclui. 
Lançamento da Frente Parlamentar da Ovinocapinocultura 
A comitiva participou do almoço de lançamento da Frente Ovino, presidida pelo deputado Giovani Cherini, Mateus Garcia apresentou relato sobre o Alto Camaqua para os Deputados federais que lá, estiveram em torno de 30 parlamentares 
  
42ª reunião ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Caprinos e Ovinos 
Mateus Garcia participou na tarde da quarta-feira (17) em Brasília (DF), da 42ª reunião ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Caprinos e Ovinos, tendo como presidente Paulo Afonso Schwab, que preside também a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO). Na reunião foi apresentado pelo assessor técnico da ARCOEdegar Franco, as demandas do Plano Nacional de apoio à ovinocultura, que com a unanimidade dos integrantes da Câmara Setorial passarão a ser proposições que serão encaminhadas para quatro Ministérios, o da Agricultura e Pecuária, o do Desenvolvimento Agrário, o de Integração e o do Desenvolvimento da Indústria e do Comércio Exterior. 
Entre as proposições estão à capacitação de produtores e técnicos, disponibilização de novas tecnologias, crédito para aquisição e retenção de animais, a elaboração de um manual de boas práticas, controle sanitário, ações de fomento da atividade. No plano há também o forte apelo para o setor da transformação (carne – lã – pele – leite), para o setor cooperativo e associativo e ações de fortalecimento da cadeia produtiva. Incentivando arranjos produtivos, investindo em segurança, na fiscalização do mercado dos produtos e, até, ações de controle da população de predadores. O documento será encaminhado em breve aos ministérios competentes. 
Outra pauta importante da reunião foi a produção de ovinos de leite, a partir do relatório apresentado pelo presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos de Leite, Anderson Bianchi, ficou claro que existe um mercado forte e promissor a ser explorado. “Em relação a outros países o Brasil a produção de leite de ovinos praticamente não existe”, diz Bianchi. 
Hoje no Brasil existem cerca de 7 mil matrizes especializadas na produção de leite e a produção anual em todo o país chega a 700 mil litros/ano, quando na Espanha, por exemplo, esta mesma quantidade é produzida por apenas um produtor. Sem contar que a produção do leite gera mais valor agregado, com a produção de queijoSegundo o assessor técnico da ARCOEdegar Franco, a produção de leite ovino é um novo desafio, “precisamos criar estratégias de crescimento do rebanho de animais especializados em produção de leite” diz Franco, lembrando que a criação de ovinos é uma ótima alternativa comercial por se adaptarem em locais pequenos, por serem animais pequenos, comem menos e têm uma ótima conversão alimentar. 
Todas as proposições farão parte do Plano Nacional de Apoio a Ovinocultura. 
. 
Audiência com Presidente Geral da Embrapa 
O presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, Maurício Antônio Lopes, recebeu em seu gabinete em Brasília (DF), o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO), Paulo Afonso Schwab, para tratar da renovação do convênio de cooperação técnica entre a Embrapa e a entidade. Participaram ainda da reunião, representantes da instituição, Ronaldo Pereira de Andrade (Supervisor de Inovação em Negócios); Ladislau Martin Neto (Diretor Executivo); Celso Luiz Moretti (Chefe do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento), além do assessor técnico da ARCOEdegar Franco e do presidente do STR de Pinheiro Machado e da Associação do Alto Camaquã, Mateus Garcia. 
O objeto principal da reunião foi o pedido de renovação do convênio de cooperação técnica entre a Embrapa e a ARCO, solicitação muito bem recebida pelo presidente da instituição de pesquisa. O próximo passo será uma reunião entre representantes de todas as unidades da Embrapa que trabalham com ovinos/caprinos e ARCO para então ser traçado um novo plano de cooperação técnica que privilegie várias regiões, tipos de criação, diferentes produções e mercados. 
Mateus Garcia também enalteceu o trabalho de pesquisa da Embrapa Pecuária Sul no âmbito do Alto Camaquã nas áreas de campo nativo e laboratório de carnes, onde os diretores mostraram interesse de fortalecer as iniciativas. 


. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages