Empresa norte-americana vai se instalar em Candiota - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Empresa norte-americana vai se instalar em Candiota

Empresa norte-americana vai se instalar em Candiota

Share This

Informações: Jornal Minuano

Diretor Executivo da TransGas Development Systems concedeu entrevista ao MINUANO REPRODUÇÃO/JM Em março, foi anunciada a instalação de um novo empreendimento na região. 

O grupo norte-americano TransGas Development Brazil pretende se instalar em Candiota e dar início à produção de fertilizantes a partir da gaseificação do carvão mineral. A intenção é de que até 2019, a fábrica já esteja em total operação. O protocolo de intenção já foi assinado entre a empresa e o governo do Estado, em março, e os primeiros trâmites estão sendo encaminhados em Candiota. 

O secretário de Indústria e Comércio do município, Ânderson Teixeira de Moraes, informa que a Prefeitura encaminhou projeto de lei para a Câmara de Vereadores solicitando a desapropriação de uma área para instalação da empresa. A proposta já foi votada, de forma positiva, e em breve a área, com cerca de 100 hectares, estará disponível para a empresa.

A reportagem do Jornal MINUANO conversou com Adam Victor, presidente e diretor executivo da TransGas Development Systems, com sede em Nova York. Por e-mail, ele falou sobre as expectativas da empresa e como funcionará a fábrica em Candiota.

Segundo Victor, o município ganhou preferência na escolha justamente pela abundância do carvão mineral e do incentivo do governo à instalação de mais empresas do ramo carbonífero aqui. "Escolhemos Candiota pela sua proximidade às minas de carvão a céu aberto, já licenciadas e em plena operação, e pelo conhecimento e experiência do município em projetos do setor carbonífero", define.

A unidade extrairá do carvão o syngas (gás de síntese, mistura de monóxido de carbono e hidrogênio), matéria-prima para a elaboração do fertilizante (amônia, que é convertida em ureia). A Companhia Riograndense de Mineiração (CRM) deverá fornecer 2,5 milhões de toneladas de carvão ao ano à planta industrial do grupo norte-americano. Como é uma tecnologia nova no país, surgem dúvidas sobre a operação no Brasil.

Contudo, Victor tranquiliza ao afirmar que é uma tecnologia limpa e que não transgride nenhuma norma ambiental de operação. "Trata-se de tecnologia limpa, amplamente empregada, licenciada e em pleno funcionamento na União Europeia (França, Suécia, Alemanha, Países Baixos, Itália, Bélgica), nos Estados Unidos, no Japão e Coreia do Sul, onde também atuamos", afirma.

O período de construção da fábrica é de 32 a 39 meses e a meta é iniciar a produção gaúcha de fertilizantes nitrogenados no ano de 2019. A confirmação da data de início de construção depende da obtenção dos contratos de venda programada dos fertilizantes que serão produzidos em Candiota. "Usaremos infraestrutura existente de escoamento da produção e transporte dos nitrogenados para todo o Rio Grande do Sul e Brasil", adianta o presidente da empresa.

Com investimento superior a US$ 2,8 bilhões (valor superior a R$ 6 bilhões), conforme apresentação feita ontem, realizada pelo presidente da TransGas, serão gerados cinco mil empregos temporários nas obras.

Depois de pronta, a fábrica terá 300 postos fixos de trabalho. Fornecedores e parceiros da unidade criarão mais 300 empregos e as áreas da infraestrutura e mineração, outros 600.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages