Colégio Hipólito Ribeiro completará mais um ano de vida no Próximo dia 18 de junho - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Colégio Hipólito Ribeiro completará mais um ano de vida no Próximo dia 18 de junho

Colégio Hipólito Ribeiro completará mais um ano de vida no Próximo dia 18 de junho

Share This

Ontem e o Hoje



Hino do Hipólito Ribeiro


O Colégio foi fundado em 18 de junho de 1927, pela Loja Maçônica Luz e Ordem II nº 16. 


A Maçonaria, que é uma Instituição filosófica, filantrópica, educativa e engajada nos movimentos sociais e que tem por princípios: amor fraternal, assistência e lealdade, criou uma escola pública. Esta escola funcionou no prédio da Loja Maçônica e foi mantida pela ordem durante treze anos. Como os alunos aumentavam, estava difícil de mantê-la, então, fundaram um cinema com o propósito de angariar fundos para auxiliar na manutenção da escola.


O Coronel Hipólito Ribeiro Júnior, intendente de 1924 a 1928, destacou-se na sua atuação como Venerável Mestre da Loja, conseguindo conveniá-la com o Estado em junho de 1927, passando a ser Grupo Escolar Luz e Ordem, que continuou a funcionar nas dependências da Loja até 1931.


A partir de 1º de dezembro de 1932, por resolução da Loja, em homenagem ao Ex-Intendente Coronel Hipólito Ribeiro Júnior, que muito colaborou para a manutenção da escola, o nome foi mudado para Grupo Escolar General Hipólito Ribeiro, nome do progenitor do Coronel.
Por volta de 1934, a escola mudou-se para o prédio próprio, este em que está situada até hoje.

Em 1972, a escola recebeu alunos e professores do Curso Primário de Aplicação da Escola Professora Nehyta Ramos (Escola Normal de Grau Ginasial), pelo fato de ter sido extinto o Curso Normal.


Em 1975, recebeu alunos e professores da escola municipal Irmã Eugênia, por ter sido extinta. Neste mesmo ano, a escola Nehyta Ramos, que funcionava no prédio do Ginásio Nossa Senhora da Luz (hoje o pensionato), mudou-se para o prédio do Grupo Escolar General Hipólito Ribeiro, juntamente com a Extensão do Colégio Estadual Dr. Carlos Antônio Kluwe – 2º Grau- Bagé.



Em 1979, houve a unificação da Escola Nehyta Ramos com a escola Hipólito Ribeiro e a criação do 2º Grau, passando a denominar-se Escola Estadual de 1º e 2º Grau Gen. Hipólito Ribeiro, de acordo com o Decreto de reorganização nº 28 325, passando ao atual nome Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro em 2001, pelo Decreto de 08/3/2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages