Bagé recebe Audiência Pública sobre castelo de Pedras Altas - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Bagé recebe Audiência Pública sobre castelo de Pedras Altas

Bagé recebe Audiência Pública sobre castelo de Pedras Altas

Share This
Fonte Jornal Folha do Sul 
O Salão de Atos da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) recebeu, ontem, a terceira audiência pública que trata do restauro do Castelo de Assis Brasil, de Pedras Altas.
O espaço, construído por Joaquim Francisco de Assis Brasil, diplomata, político, revolucionário, agropecuarista e escritor, passa por um processo de deterioração, necessitando, urgentemente, de ações que interrompam a perda do acervo que integra o prédio de 44 cômodos, construído há 107 anos. Uma das ações mais urgentes é o restauro de livros, documentos e objetos históricos.
A primeira audiência foi realizada no dia 1º de abril, em Porto Alegre e a segunda no dia 24 do mesmo mês, em Pelotas. Os encontros buscam dialogar com o poder público, privado e instituições de patrimônio para recuperação do acervo e reparos na estrutura do castelo. Um dos pontos mais críticos é a Biblioteca Pública, disponibilizada por Assis no prédio. A principal ação do movimento é tornar o castelo público, uma vez que o local encontra-se em mãos de um proprietário.
Para o deputado Luiz Fernando Mainardi (PT), um dos integrantes do grupo, a recuperação do castelo deve ser tratada como prioridade na região. “Queremos fazer com que esse movimento vá se ampliando, pois não apenas da Campanha, mas de todo o Brasil”, afirma. Além disso, conforme o parlamentar, o Governo Federal poderá se tornar um aliado do Movimento em Defesa do Castelo de Assis Brasil. Segundo ele, na quinta-feira, uma reunião com o secretário de Assuntos Institucionais do Ministério da Cultura, Vinícius Wu, em Brasilia, apresentou os objetivos do movimento e solicitou apoio à causa. De acordo com o petista, Wu garantiu apoio à iniciativa e sugeriu que seja buscada uma alternativa para transformar o patrimônio material em um bem público, capaz de receber investimentos governamentais. No mesmo encontro ficou pré-agendada reunião com o ministro Juca Ferreira, no mês de agosto, em Porto Alegre, assim como uma possível visita ao castelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages