Candiota decreta situação de emergência quanto a estiagem - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Candiota decreta situação de emergência quanto a estiagem

Candiota decreta situação de emergência quanto a estiagem

Share This
Açude está 3m abaixo do nível 

Na última semana, em reunião com a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (COMDEC), foram levantados os prejuízos decorrentes da estiagem que afeta Candiota, sendo declarado situação de emergência na zona rural. 

De acordo com dados da Emater, o município apresenta perdas na cultura da soja (5%), leite (20%), sementes de olerícolas de inverno (9%) e pecuária de Corte (3,5%). Os prejuízos já ultrapassam R$ 3 milhões.

Atualmente os açudes estão com suas capacidades reduzidas, não tendo condições de atender o consumo humano e nem o animal, sendo também inviável a irrigação de lavoura. Já são mais de 200 famílias com necessidade de distribuição de água. “Este quadro se agrava a cada dia mais, visto que nos meses de fevereiro, março e abril tivemos precipitações abaixo do normal para a época”, relatou o técnico da Emater, Humberto Alves.

O vice-prefeito, Paulo Brum, se diz preocupado quanto a estiagem e a aproximação do inverno onde os agricultores não conseguem plantar as pastagens e o campo nativo começa a secar. “Com certeza os prejuízos serão ainda maiores se a situação não mudar nos próximos dias, sendo que não há previsão de chuvas consideráveis para alterar o quadro atual”, falou.

O secretário Agropecuária, Fabiano Oswald, destaca que a prefeitura está trabalhando na construção de cacimbas e açudes para amenizar a situação. “É um trabalho que realizamos o ano inteiro, mas estamos intensificando agora devido a situação”, falou ao acrescentar que “a partir do decreto poderemos angariar recursos em outras esferas para combater a estiagem”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages