Piratini também decreta situação de emergência devido à estiagem - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Piratini também decreta situação de emergência devido à estiagem

Piratini também decreta situação de emergência devido à estiagem

Share This

A falta de chuvas na Região Sul do Estado vem trazendo transtornos à diversos municípios da região. Posteriormente à Canguçu, Herval, Jaguarão, Cerrito, Pedras Altas e por último Pedro Osório decretarem Situação de Emergência, foi a vez de Piratini integrar a lista de cidades atingidas pela estiagem.

O decreto 106, de 1º de abril de 2015, "declara em situação anormal caracterizada como Situação de Emergência a área rural do município de Piratini afetada pela estiagem". São mencionados os fatores que motivam o decreto, sendo a baixa precipitação pluviométrica do primeiro trimestre deste ano e a falta d'água inclusive para o consumo humano, alguns dos pontos mais relevantes do documento. A validade do decreto é de 90 dias, podendo o mesmo ser prorrogado até completar um prazo máximo de 180 dias.

Câmara debateu decreto do Poder Executivo


Na sessão ordinária desta terça-feira (14), o assunto foi trazido à pauta através de um requerimento do vereador Marcial Guastucci (PMDB), que solicitou o decreto de Situação de Emergência por parte do Município. Quando foi informado da existência do mesmo, ele argumentou que o Poder Legislativo deveria ter sido informado. "Fiz o requerimento pois nem a Câmara de Vereadores, nem a imprensa local foram informadas desse decreto", argumentou Macega.

Outros parlamentares piratinienses externaram suas concepções acerca do assunto. Para o pedetista Renan Cunha, "parece que a Emater é até contra o município, pois estamos a 60 dias sem água e eles seguem achando que não nos enquadramos para efetivar o decreto", ponderou, ao saber que o órgão não manifestou-se sobre o pedido.

Chefe do Escritório da Emater/RS-Ascar destaca baixo impacto de estiagem


Convocado para discorrer sobre o assunto no plenário da Casa Legislativa, o chefe do Escritório da Emater-RS/Ascar em Piratini, Hélio Arlindo Aurélio, disse que a estiagem não prejudicou de forma impactante a agropecuária local. "A chuva em Piratini foi muito esparsa nos últimos meses. Nossa maior produção é de soja e calculamos uma perda de apenas 10%. As culturas que serão mais atingidas serão as lavouras de milho e a produção leiteira, todavia a perda é insignificante para se pedir um decreto de Situação de Emergência", avaliou Aurélio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages