Apenas 1% das 440 mil propriedades rurais preencheram o Cadastro Ambiental Rural - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Apenas 1% das 440 mil propriedades rurais preencheram o Cadastro Ambiental Rural

Apenas 1% das 440 mil propriedades rurais preencheram o Cadastro Ambiental Rural

Share This

Após um ano em vigor, apenas 1% das propriedades rurais gaúchas preencheram o Cadastro Ambiental Rural (CAR) até agora. O prazo para o cadastramento encerra no dia 6 de maio e os produtores ainda têm dúvidas sobre o registro. Inicialmente, não há penalidades. Porém, a partir de 2017, será condição para quem deseja obter financiamentos no setor.

De acordo com o gerente adjunto e engenheiro florestal da Emater/Ascar regional, Rodolfo Perske, o preenchimento do cadastro é complexo e os produtores ainda estão tendo dificuldades no registro. Ele explica que existe a indefinição técnica no programa do CAR sobre o bioma Pampa, reserva legal e Áreas de Preservação Permanente (APP) e provavelmente os produtores precisarão de suporte técnico para a produção do mapa das suas propriedades.

O engenheiro florestal salienta que várias entidades realizaram capacitações para os produtores e mesmo assim o Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) continua difícil para o preenchimento do próprio produtor. "A pessoa precisa conhecer bem o código florestal e ter todas as informações possíveis da propriedade", disse.

Perske observa que possivelmente o Ministério do Meio Ambiente irá prorrogar o prazo por mais 12 meses e a partir disso, cabe às entidades divulgar e capacitar mais técnicos para auxiliar os produtores. O volume de cadastros locais não foi divulgado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages