Prefeitura de Pinheiro Machado irá investigar descarte de livros - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Prefeitura de Pinheiro Machado irá investigar descarte de livros

Prefeitura de Pinheiro Machado irá investigar descarte de livros

Share This
Sindicância irá investigar como obras históricas de Pinheiro Machado foram parar no aterro de Candiota
2 livros

A quantidade de livros que foram parar no aterro sanitário de Candiota não é precisa, mas o prefeito de Pinheiro Machado, José Felipe da Feira (PTB), promete investigar as circunstâncias em que ocorreu o descarte. Para isso, uma sindicância deve ser aberta até o final deste mês. "Independentemente de qual gestão tenha acontecido vamos abrir uma sindicância para identificar os culpados. A ideia é juntar imediatamente os elementos e encaminhar à Procuradoria do município para analisar a situação", explica.

Pelo menos duas obras - uma pertencente à prefeitura do ano de 1938 e outra de uma enciclopédia com carimbo da Biblioteca Pública Municipal - chegaram nas mãos da professora de História, Mariza da Rosa, por intermédio do amigo e colecionador Luis Carlos Meireles. Os livros fazem parte de um montante que não chegou a ser salvo.

Conforme Mariza, os mesmos foram comprados pelo proprietário de uma recicladora de Jaguarão e foi dali que o amigo resgatou alguns e a presenteou com dois no final do ano passado. São livros de registro de pagamento de impostos das décadas de 30 e 40 e talvez de outros anos também, além de Enciclopédia dos Municípios, de Medicina e de Barbosa Lessa. "Não sabemos em que administração isso foi feito, mas independentemente disto esse ato reafirma o que já sabemos. Nossa cidade em administração nenhuma teve a preocupação com a preservação do patrimônio cultural e com sua memória, pois apesar de toda a nossa tradição nem um museu temos na cidade. Estou muito triste e indignada com esse ato de vandalismo", relata a professora.

imposto

Em janeiro deste ano, Mariza chegou a procurar o Executivo para denunciar o caso e resgatar o pouco que sobrou no aterro de Candiota ou na recicladora de Jaguarão. A promessa do vice-prefeito Ronaldo Madruga é de que seriam tomadas providências.

"Sugeri que a prefeitura fosse resgatar em Jaguarão, antes que fosse tarde, o que tinha sobrado do acervo. Informei todos os telefones de contato, coloquei-me a disposição para ajudar, ficaram de entrar em contato comigo o que não fizeram. Após duas semanas, liguei novamente para saber se tinham alguma novidade e o que me foi dito pelo Madruga é que tinham passado o caso para a Secretaria de Cultura, da qual também ninguém me procurou", revela.

Quem os encontrou
Marcelo Vieira trabalha com reciclagem em Jaguarão e afirma que está não foi a primeira vez que um fato desses ocorreu. "Já encontrei sentenças escritas à mão do ano de 1890 e um álbum com cartões postais de Paris de 1903." O proprietário comprou o material de Candiota para reciclagem e confirmou que ninguém da prefeitura o procurou. O restante dos livros foram vendidos, mas antes parte do acervo chegou a ser adquirido por um colecionador de São Paulo.


Por: Juliana Sanchesjuliana@diariopopular.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages