O CIDADÃO NO TRÂNSITO - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
O CIDADÃO NO TRÂNSITO

O CIDADÃO NO TRÂNSITO

Share This
Por Victor Duarte:
 
A fim de chamar a atenção de nossos leitores para o comportamento no trânsito, apresentarei em duas publicações alguns procedimentos que nós motoristas muitas vezes deixamos de lado e, com isso, contribuímos para esse caos em que se tornou o trânsito no país.  
Cidadão é o indivíduo consciente do seu papel na sociedade. O homem é cidadão no momento em que exerce os seus direitos e cumpre os seus deveres. Para que a vida em sociedade seja possível, foram criadas as normas de conduta, que preveem nossos direitos e deveres enquanto cidadãos. Os direitos e deveres do cidadão são determinados pelas leis e pelos códigos. Na sociedade brasileira, a lei máxima é a Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988. Além dela, temos códigos com leis mais específicas, como o Código Civil Brasileiro, o Código Penal, o Código de Trânsito etc.    
O cidadão tem o dever de obedecer às leis e normas em benefício do bem comum. Essa é a melhor forma de respeitar o direito das demais pessoas e ter os nossos direitos respeitados. Isso quer dizer que estamos sujeitos a punições toda vez que nosso comportamento for nocivo para a coletividade ou a nós mesmos.  
Para que se torne possível a convivência harmônica, entre os indivíduos, é necessário respeito aos direitos e aos deveres individuais e do grupo e organização. Esse comportamento envolve valores sociais, morais, éticos, religiosos e outros que determinam procedimentos a serem respeitados em todos os setores da vida.   
O condutor de veículo e o pedestre deveriam iniciar a jornada com um exame preventivo de consciência e força de vontade capazes de superar os obstáculos porventura encontrados na via. Precisam ser conscientes de que irão encontrar pessoas diferentes no modo de pensar e agir e que deverão aceitá-las como as são, levando em conta o temperamento, o grau de instrução.  É necessário também respeitar a legislação para tornar possível o convívio social no trânsito.   
Nosso comportamento no trânsito é regido por um conjunto de leis contidas no Código de Trânsito Brasileiro e nos decretos e resoluções complementares. O trânsito seguro é um direito de todos. Da mesma maneira, todas as pessoas têm o dever de obedecer às leis de trânsito. No Brasil, a regulamentação do trânsito de qualquer natureza nas vias terrestres é feita pelo CTB - Código de Trânsito Brasileiro (Lei n° 9.503, de 23 de setembro de 1997).   
O CTB prevê o comportamento e as ações consideradas corretas para todos os elementos do trânsito, bem como as infrações, multas, penalidades e nossa responsabilidade civil e criminal, sempre que estamos no trânsito, principalmente, quando colocamos em risco a nossa segurança e a segurança das demais pessoas.   
Infelizmente, é no trânsito que algumas pessoas descarregam suas frustrações e problemas pessoais. Presenciamos diariamente no trânsito ações de desrespeito, demonstrações de superioridade, agressividade, violência praticadas, principalmente, pelos motoristas, a quem cabe a maior parcela de responsabilidade na segurança do trânsito. O bom cidadão geralmente também é bom motorista porque as qualidades para ambos são as mesmas.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages