IPE promete normalizar atendimento a prefeituras do RS até quarta-feira - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
IPE promete normalizar atendimento a prefeituras do RS até quarta-feira

IPE promete normalizar atendimento a prefeituras do RS até quarta-feira

Share This
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O Instituto de Previdência do Estado (IPE) prometeu normalizar o atendimento aos pacientes até a quarta-feira (7). O atendimento de saúde para servidores municipais de 40 municípios do estado estavam suspensos desde o 1ª de janeiro em função de um impasse na renovação dos contratos.
O impasse entre IPE e prefeituras começou quando o instituto decidiu aumentar o valor da contribuição para algumas prefeituras, alegando déficit nas contas. Em Pinheiro Machado, atualmente, a contribuição chega a 13,2%, somando-se os percentuais recolhidos do usuário e da Prefeitura. Com a nova proposta do instituto, o somatório deverá alcançar 15%.
Outros exemplos são os municípios de Panambi, no Noroeste, onde o prefeito chegou a entrar na Justiça pedindo a retomada dos atendimentos. “O município está pagando hoje 13,2% e o Estado, 6,2%. Então nós achamos que o Estado tem que reajustar para ficar mais perto daquilo que nós pagamos hoje”, diz Miguel Schmitt Prym.
Em Guaíba, na Região Metropolitana, a proposta do IPE é aumentar a contribuição de 15% pra 22%. Hoje, o valor é pago metade pelo servidor, metade pelo município. Pelo menos 3 mil pessoas estão sem atendimento.  Em Cachoeira do Sul, na Região Central, são cerca de 1,9 mil servidores da prefeitura com plano de saúde suspenso.
No total, 40 municípios ainda não assinaram novos contratos com o IPE, todos eles com aumento no valor da mensalidade do plano de saúde. As prefeituras alegam mesmo motivo: o instituto não apresentou a relação detalhada de consultas e exames em cada município, o que justificaria o aumento da contribuição.
No fim da tarde desta segunda (05), uma reunião no Palácio Piratini apontou uma solução para o impasse. Uma comissão da Federação das Associações de Municípios (Famurs) conseguiu estender o prazo de negociação com o IPE por mais 60 dias. “Essa novela infelizmente se enrola desde maio do ano passado”, diz o superintendente técnico Edivilson Brum.
O presidente do IPE, Valter Morigi, garante a retomada do atendimento nesta quarta-feira (07).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages