Último dia para justificar ausência no primeiro turno das Eleições 2014 - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Último dia para justificar ausência no primeiro turno das Eleições 2014

Último dia para justificar ausência no primeiro turno das Eleições 2014

Share This
 
Hoje é o último dia para aqueles eleitores que não foram às urnas no dia 5 de outubro justificarem a ausência. Para isso, têm de apresentar a justificativa ao juiz em qualquer cartório eleitoral: basta mostrar requerimento de justificativa e documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito. A Justiça Eleitoral considera cada turno de votação de um pleito uma eleição autônoma. Dessa forma, há outro prazo para justificar a ausência ao segundo turno das eleições: o dia 26 de dezembro é a data limite para isso.

É importante explicar que, sem o comprovante de votação, ou de quitação das obrigações eleitorais, o eleitor não pode se inscrever em concurso público ou ser empossado em cargo público. Também não é possível obter carteira de identidade ou passaporte, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimos em bancos oficiais e participar de concorrência pública ou administrativa. 

Aqueles servidores públicos que não votaram nem justificaram a ausência, ficam sem receber seus vencimentos até regularizarem a situação junto à Justiça Eleitoral. Além disso, quem não votar em três eleições consecutivas (considera-se cada turno uma eleição) e não justificar a ausência terá a inscrição eleitoral cancelada.  

Eleitor no exterior 
O brasileiro que estava no exterior no dia do pleito, e não se cadastrou para votar no país onde se encontra, tem até 30 dias contados de seu retorno ao Brasil para justificar a ausência no cartório eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages