Exames práticos para carteira de motorista têm índice de 65% de reprovação no RS - PinheirOnline

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Exames práticos para carteira de motorista têm índice de 65% de reprovação no RS

Exames práticos para carteira de motorista têm índice de 65% de reprovação no RS

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A aprovação dos candidatos nas provas práticas para obter a carteira de motorista da Categoria B, para carros, foi de 38,1% no Rio Grande do Sul em 2013. Neste ano, o índice caiu para 34,6%, 3,5 pontos percentuais menor. Mas, justamente em 2014, o curso prático ficou mais extenso. A partir de uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o simulador de direção passou a ser exigido no curso.
No entanto, fazer as horas a mais não significa maior facilidade em passar na prova. O simulador dá ao aluno o contato com situações que não são possíveis apenas com as 20 horas em que ele guia o carro da autoescola pelas ruas, como dirigir com chuva, em autoestrada, entre outras variáveis. Isso não cai diretamente na prova.
No entanto, fazer as horas a mais não significa maior facilidade em passar na prova. O simulador dá ao aluno o contato com situações que não são possíveis apenas com as 20 horas em que ele guia o carro da autoescola pelas ruas, como dirigir com chuva, em autoestrada, entre outras variáveis. Isso não cai diretamente na prova.
Aulas práticas
No entanto, o baixo índice de aprovação nas provas para a obtenção da primeira habilitação para carros ocorre também nos outros estados. Isso ocorre, principalmente, por dois motivos distintos. Um deles é a baixa carga horária de aulas práticas.
“O aluno está ali, fez as 20 horas mínimas que a lei exige. Mas ele não lê a palavra ‘mínima’, ele só lê ‘20’. Aí diz que quer fazer a prova. Mesmo que o instrutor diga que ele ainda não tem condições, não podemos impedir”, afirma o presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do RS (SindiCFC-RS) e membro da Câmara Temática de Formação e Habilitação do Contran, Edson Luis da Cunha.
Segundo Cunha, a média de horas práticas de direção feita pelos alunos antes de passar na prova é de 28, enquanto que o obrigatório aponta para 20 dirigindo e cinco no simulador. Outro dado relevante é a média de reprovações do candidato. A aprovação acontece, em grande parte dos casos, na quarta vez que o aluno faz o teste.
Nervosismo
Outro motivo para o baixo índice de aprovação chega a ser óbvio. O nervosismo frente ao fato de ser testado. Além disso, não é um teste comum. É pegar um carro e iniciar o exame pela parte mais difícil: a baliza. É justamente esse o ponto destacado como o mais difícil. Mas, então, por que não inverter, começar pelo percurso em que é preciso dirigir pelas ruas e deixar a baliza por último? Quem responde é a assessora da Diretoria Técnica do Detran, Carla Badaraco.
“A baliza é um momento crucial do exame, inclusive, até que a pessoa já tenha a ‘manha’. Ela te exige concentração, habilidade, motricidade fina. É o conjunto condutor, veículo e arte de conduzir”.
Momento crucial e que acaba impedindo grande parte dos candidatos a passar para a segunda fase da prova, que é um pequeno percurso junto ao avaliador do Detran. Para quem acaba seu exame nessa fase, fica a frustração.
“Nervosismo, falta de habilidade e pouco tempo de treinamento. Vou tentar de novo”, fala a vigilante Gilda Teixeira.
Proposta
Uma das propostas que deve ser apresentada ao Contran em breve é a divisão da responsabilidade de marcação da prova entre o aluno e o instrutor. Atualmente, se o aluno terminar a carga horária prática, já pode passar pelo teste. A ideia é fazê-lo passar por provas simuladas que definirão se ele está pronto ou se precisa de mais aulas.
Outra possibilidade, que ainda precisa ser melhor discutida, é aumentar ainda mais a carga horária. Não há expectativa de implantação dessa medida.
Veja o índice de aprovação de todas as categorias, entre 2009 e 2014 (até outubro).

Provas Práticas
 
 
Ano
Categoria B
Realizadas
Aprovados
Reprovados
% Aprov.
2009
64201
29488
34713
45,93
2010
316010
141762
174248
44,86
2011
416368
160427
255941
38,53
2012
453721
179537
274184
39,57
2013
487469
186116
301353
38,18
2014
422189
146035
276154
34,59
Ano
Categoria A
Realizadas
Aprovados
Reprovados
% Aprov.
2009
19578
14445
5133
73,78
2010
101215
76033
25182
75,12
2011
114859
83284
31575
72,51
2012
114752
82771
31981
72,13
2013
113262
81164
32098
71,66
2014
83821
59228
24593
70,66
Ano
Categorias CDE
Realizadas
Aprovados
Reprovados
% Aprov.
2009
5407
4655
752
86,09
2010
33600
27260
6340
81,13
2011
39504
30612
8892
77,49
2012
37752
29477
8275
78,08
2013
40907
32227
8680
78,78
2014
38991
29516
9475
75,7
Provas Teóricas
 
 
Ano
Impressa
Realizadas
Aprovados
Reprovados
% Aprov.
2009
39550
26562
12988
67,16
2010
263878
183263
80615
69,45
2011
244515
165268
79247
67,59
2012
232861
152128
80733
65,33
2013
244439
154657
89782
63,27
2014
179814
117472
62342
65,33
Ano
Eletrônica
Realizadas
Aprovados
Reprovados
% Aprov.
2009
6507
5577
930
85,71
2010
67667
58085
9582
85,84
2011
86698
72133
14565
83,2
2012
121259
96158
25101
79,3
2013
152444
116772
35672
76,6
2014
115615
92087
23528
79,65
Ano
Total
Realizadas
Aprovados
Reprovados
% Aprov.
2009
46057
32139
13918
69,78
2010
331545
241349
90196
72,80
2011
331213
237400
93813
71,68
2012
354120
248286
105834
70,11
2013
396883
271429
125454
68,39
2014
295429
209560
85869
70,93

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