No entanto, fazer as horas a mais não significa maior facilidade em passar na prova. O simulador dá ao aluno o contato com situações que não são possíveis apenas com as 20 horas em que ele guia o carro da autoescola pelas ruas, como dirigir com chuva, em autoestrada, entre outras variáveis. Isso não cai diretamente na prova.
No entanto, fazer as horas a mais não significa maior facilidade em passar na prova. O simulador dá ao aluno o contato com situações que não são possíveis apenas com as 20 horas em que ele guia o carro da autoescola pelas ruas, como dirigir com chuva, em autoestrada, entre outras variáveis. Isso não cai diretamente na prova.
Aulas práticas
No entanto, o baixo índice de aprovação nas provas para a obtenção da primeira habilitação para carros ocorre também nos outros estados. Isso ocorre, principalmente, por dois motivos distintos. Um deles é a baixa carga horária de aulas práticas.
“O aluno está ali, fez as 20 horas mínimas que a lei exige. Mas ele não lê a palavra ‘mínima’, ele só lê ‘20’. Aí diz que quer fazer a prova. Mesmo que o instrutor diga que ele ainda não tem condições, não podemos impedir”, afirma o presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do RS (SindiCFC-RS) e membro da Câmara Temática de Formação e Habilitação do Contran, Edson Luis da Cunha.
Segundo Cunha, a média de horas práticas de direção feita pelos alunos antes de passar na prova é de 28, enquanto que o obrigatório aponta para 20 dirigindo e cinco no simulador. Outro dado relevante é a média de reprovações do candidato. A aprovação acontece, em grande parte dos casos, na quarta vez que o aluno faz o teste.
Nervosismo
Outro motivo para o baixo índice de aprovação chega a ser óbvio. O nervosismo frente ao fato de ser testado. Além disso, não é um teste comum. É pegar um carro e iniciar o exame pela parte mais difícil: a baliza. É justamente esse o ponto destacado como o mais difícil. Mas, então, por que não inverter, começar pelo percurso em que é preciso dirigir pelas ruas e deixar a baliza por último? Quem responde é a assessora da Diretoria Técnica do Detran, Carla Badaraco.
“A baliza é um momento crucial do exame, inclusive, até que a pessoa já tenha a ‘manha’. Ela te exige concentração, habilidade, motricidade fina. É o conjunto condutor, veículo e arte de conduzir”.
Momento crucial e que acaba impedindo grande parte dos candidatos a passar para a segunda fase da prova, que é um pequeno percurso junto ao avaliador do Detran. Para quem acaba seu exame nessa fase, fica a frustração.
“Nervosismo, falta de habilidade e pouco tempo de treinamento. Vou tentar de novo”, fala a vigilante Gilda Teixeira.
Proposta
Uma das propostas que deve ser apresentada ao Contran em breve é a divisão da responsabilidade de marcação da prova entre o aluno e o instrutor. Atualmente, se o aluno terminar a carga horária prática, já pode passar pelo teste. A ideia é fazê-lo passar por provas simuladas que definirão se ele está pronto ou se precisa de mais aulas.
Outra possibilidade, que ainda precisa ser melhor discutida, é aumentar ainda mais a carga horária. Não há expectativa de implantação dessa medida.
Veja o índice de aprovação de todas as categorias, entre 2009 e 2014 (até outubro).
Provas Práticas
| ||||
Ano
|
Categoria B
| |||
Realizadas
|
Aprovados
|
Reprovados
|
% Aprov.
| |
2009
|
64201
|
29488
|
34713
|
45,93
|
2010
|
316010
|
141762
|
174248
|
44,86
|
2011
|
416368
|
160427
|
255941
|
38,53
|
2012
|
453721
|
179537
|
274184
|
39,57
|
2013
|
487469
|
186116
|
301353
|
38,18
|
2014
|
422189
|
146035
|
276154
|
34,59
|
Ano
|
Categoria A
| |||
Realizadas
|
Aprovados
|
Reprovados
|
% Aprov.
| |
2009
|
19578
|
14445
|
5133
|
73,78
|
2010
|
101215
|
76033
|
25182
|
75,12
|
2011
|
114859
|
83284
|
31575
|
72,51
|
2012
|
114752
|
82771
|
31981
|
72,13
|
2013
|
113262
|
81164
|
32098
|
71,66
|
2014
|
83821
|
59228
|
24593
|
70,66
|
Ano
|
Categorias CDE
| |||
Realizadas
|
Aprovados
|
Reprovados
|
% Aprov.
| |
2009
|
5407
|
4655
|
752
|
86,09
|
2010
|
33600
|
27260
|
6340
|
81,13
|
2011
|
39504
|
30612
|
8892
|
77,49
|
2012
|
37752
|
29477
|
8275
|
78,08
|
2013
|
40907
|
32227
|
8680
|
78,78
|
2014
|
38991
|
29516
|
9475
|
75,7
|
Provas Teóricas
| ||||
Ano
|
Impressa
| |||
Realizadas
|
Aprovados
|
Reprovados
|
% Aprov.
| |
2009
|
39550
|
26562
|
12988
|
67,16
|
2010
|
263878
|
183263
|
80615
|
69,45
|
2011
|
244515
|
165268
|
79247
|
67,59
|
2012
|
232861
|
152128
|
80733
|
65,33
|
2013
|
244439
|
154657
|
89782
|
63,27
|
2014
|
179814
|
117472
|
62342
|
65,33
|
Ano
|
Eletrônica
| |||
Realizadas
|
Aprovados
|
Reprovados
|
% Aprov.
| |
2009
|
6507
|
5577
|
930
|
85,71
|
2010
|
67667
|
58085
|
9582
|
85,84
|
2011
|
86698
|
72133
|
14565
|
83,2
|
2012
|
121259
|
96158
|
25101
|
79,3
|
2013
|
152444
|
116772
|
35672
|
76,6
|
2014
|
115615
|
92087
|
23528
|
79,65
|
Ano
|
Total
| |||
Realizadas
|
Aprovados
|
Reprovados
|
% Aprov.
| |
2009
|
46057
|
32139
|
13918
|
69,78
|
2010
|
331545
|
241349
|
90196
|
72,80
|
2011
|
331213
|
237400
|
93813
|
71,68
|
2012
|
354120
|
248286
|
105834
|
70,11
|
2013
|
396883
|
271429
|
125454
|
68,39
|
2014
|
295429
|
209560
|
85869
|
70,93
|
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