Desconto para pagamento antecipado do IPVA é de até 27% - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Desconto para pagamento antecipado do IPVA é de até 27%

Desconto para pagamento antecipado do IPVA é de até 27%

Share This
Prazo para garantir benefício é dia 2 de janeiro


Prazo para garantir benefício é dia 2 de janeiro
Já é possível efetuar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2015. O contribuinte que fizer a opção de quitação antecipada receberá descontos totais que variam entre 9,7% e 27,27%. O desconto mínimo corresponde ao abate de 3%, concedido pela Receita Estadual a quem pagar o IPVA até o dia 2 de janeiro, somados ao valor da Unidade de Padrão Fiscal (UPF), cuja atualização terá 6,7% de acréscimo. A base de cálculo para o IPVA é o valor médio de mercado com base em pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Para o IPVA 2015, a frota pagante terá uma redução média do valor do imposto em torno de 3,1%. No total, a frota pagante é de 3,729 milhões.
Aqueles condutores que não receberam multas há dois anos terão dedução de mais 15% – para quem não foi multado há um ano, o índice é de 10%. Além disso, o desconto do Bom Cidadão concede aos proprietários de veículos que acumularam 100 notas fiscais no programa Nota Fiscal Gaúcha mais 5% de desconto, válidos para pagamentos antecipados ou não. A expectativa de arrecadação com o IPVA 2015 é de R$ 2,38 bilhões, sendo que 40% do valor pago pelo contribuinte fica com o Estado, os outros 40% com o município onde o veículo foi emplacado e 20% são destinados ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb. O Estado prevê arrecadar R$ 690 milhões até o dia 2 de janeiro.
Quitação
O pagamento integral antecipado do IPVA com desconto de 3% – e sem a atualização da Unidade de Padrão Fiscal – poderá ser feito somente até 2 de janeiro . A partir dessa data, o pagamento antecipado do imposto poderá ser feito até março com descontos no parcelamento. Para isso, o proprietário do veículo precisa pagar a primeira parcela até 31 de janeiro – as duas subsequentes serão em fevereiro e março. Os descontos são de 3% para a primeira parcela, 2% para a segunda e 1% para a terceira. Proprietários que não optarem pelo pagamento antecipado terão seus vencimentos entre abril e julho, conforme a placa do veículo.
Bom Motorista e Bom Cidadão
Os descontos para bons motoristas são de 10% e 15%. Isso para quem não teve inserção de registro de infrações nos sistemas de informações do Estado no período entre novembro de 2013 e outubro de 2014 e entre novembro de 2012 e outubro de 2014, respectivamente. Já o desconto de Bom Cidadão é decorrente da participação do contribuinte (pessoa física) no Programa da Nota Fiscal Gaúcha. Nesse caso, o desconto será de 5% para quem possuir 100 notas ou mais, e de 2% para quem tiver de um a 99 notas devidamente registradas. São computadas as notas de compras realizadas a partir de 1º de novembro de 2013 e registradas no sistema até o dia 31 de outubro de 2014.
Abrangência
Todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir do ano de 1996.
Como e onde pagar
Para realizar a quitação do imposto, o proprietário deverá apresentar certificado de registro e licenciamento de veículo. Junto com o IPVA, é possível pagar o seguro obrigatório (DPVAT), licenciamento e multas de trânsito. É possível efetuar o pagamento no Banrisul, Bradesco, Itaú, Sicredi e Banco do Brasil (somente para clientes).

Alíquotas no RS
3% - Automóveis e caminhonetes
2% - Motocicletas
1% - Caminhões, ônibus, micro-ônibus e automóveis e caminhonetes para locação
Frota pagante de IPVA: 3,729 milhões

Calendário 
Final 1, 2 e 3 - abril de 2015
4,5 e 6 - maio de 2015
7 e 8 - junho de 2015
9 e 0 - julho de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages