Audiência Pública debate reajuste do mínimo - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Audiência Pública debate reajuste do mínimo

Audiência Pública debate reajuste do mínimo

Share This
Partes interessadas discutiram a proposta
Com o plenarinho da Assembleia Legislativa lotado, empresários e sindicalistas voltaram a discutir nesta terça-feira (02) a proposta de aumento do salário mínimo regional durante audiência pública. O parecer do procurador da casa legislativa, Fernando Guimarães, foi de que há ilegalidade na lei visto o período em que foi encaminhada. "Se houvesse inconstitucionalidade o presidente da Assembleia poderia devolver o projeto ao governo, mas não é o caso. O que há é ilegalidade, e, nessa situação, o projeto pode ser votado, mas corre o risco da judicialização caso aprovado", alertou.
Diferente da última reunião entre as partes interessadas na pauta do mínimo regional, dessa vez o percentual não foi discutido, apenas a questão da legalidade. O posicionamento dos empresários faz coro ao alerta do procurador. "Não se trata de um debate político, e sim de uma discussão jurídica. Estamos convivendo com a insegurança", comenta a vice-presidente da Federasul Simone Leite.  Os empresários criticam também o fato de não haver um indexador estabelecido para o reajuste, o que faz com que a cada ano seja criado um novo salário. 
Entenda a polêmica
A lei 103/2000, que institui a aplicação do salário mínimo regional,  estabelece que o reajuste não pode ser instituído em segundo semestre de ano em que haja eleições gerais. O projeto que pede reajuste de 16% foi encaminhado pelo governador Tarso Genro após o pleito de 2014, o que fere a lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages