Arco assina parceria com Associação para Desenvolvimento Sustentável do Alto Camaquã - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Arco assina parceria com Associação para Desenvolvimento Sustentável do Alto Camaquã

Arco assina parceria com Associação para Desenvolvimento Sustentável do Alto Camaquã

Share This
do Alto Camaquã
Dirigentes da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) e da Associação para o Desenvolvimento Sustentável do Alto Camaquã (Adac) reuniram-se, na semana passada, para tratar sobre parcerias que beneficiarão os produtores dos municípios que integram o Alto Camaquã. Na oportunidade, um contrato de comodato, que fornecerá duas tosquiadeiras à Adac, foi assinado entre as entidades parcerias. 

Essa e outras ações que serão desenvolvidas junto à associação faz parte do Programa de Desenvolvimento da Ovinocultura Gaúcha, que é realizado pela Arco em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa). O programa prevê a distribuição, em comodato, de 35 tosquiadeiras a entidades ligadas a produtores de diversas regiões do Estado. 

Segundo o assessor técnico da Seapa, Edegar Franco, que está atuando junto à Arco no desenvolvimento das ações do programa, além do contrato de comodato, um termo de cooperação será assinado entre as entidades durante a 31ª Feovelha, que acontece entre os dias 28 de janeiro e 1° de fevereiro, em Pinheiro Machado. “Com o termo, a Arco passará a apoiar todas as ações da associação voltadas à qualificação da ovinocultura nos municípios integrantes da Adac”, afirma. 

O assessor explica também, que, a partir dessa parceria, a associação do Alto Camaquã, que é um projeto desenvolvido pela Embrapa Pecuária Sul, cujo responsável é o pesquisador Marcos Borba, criará comparsas de esquila, a fim de gerar mão de obra qualificada para o método Tally Hi. “Com o comodato das tosquiadeiras e a parceria com o Senar/RS, que fornecerá os cursos (instrutor e certificados), os criadores dessas regiões poderão, antes da esquila, coletar a amostra de lã para a análise da micronagem na Arco, esquilar, e, posteriormente, comercializar a lã do rebanho de acordo com a micronagem”, comenta Franco. 

A reunião, que aconteceu na sede da Arco, em Bagé, contou com a presença, além de Franco, do presidente da entidade brasileira, Paulo Afonso Schwab, do tesoureiro, Paulo Sérgio Soares, do presidente da Adac, Mateus Garcia, e do pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Marcos Borba.  

Assistência técnica 

Outra importante ação que a Arco quer desenvolver junto aos criadores de rebanhos ovinos é assistência técnica. Para isso, a entidade já garantiu seu cadastro no Sistema Informatizado de Assistência Técnica e Extensão Rural – Siater do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que permite que a associação participe de concorrências em editais que visem à assistência técnica a pequenos produtores de ovinos de diferentes regiões do país, bem como no sistema de credenciamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que atenderá criadores com rebanhos maiores. “Através disso, poderemos proporcionar um trabalho completo de auxílio aos criadores para a qualificação e crescimento de seus rebanhos”, diz Franco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages