Região apresenta bons resultados no IDEB - PinheirOnline

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Região apresenta bons resultados no IDEB

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O desempenho das redes municipais das cidades de Candiota, Hulha Negra e Pinheiro Machado nos resultados referentes ao índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2013 demonstra que os municípios seguem a média nacional de crescimento nos anos iniciais. Porém, nos anos finais Candiota e Hulha Negra não atingiram a meta projetada, e somente Pinheiro Machado atingiu o índice esperado para 2013.

O Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep, a Prova Brasil. O índice foi formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. Ele funciona como um indicador que possibilita o monitoramento da qualidade da educação pela população. 

Segundo os dados divulgados pelo Inep os municípios da região apresentam resultados satisfatórios nos anos iniciais onde foram avaliadas as turmas de quinto. Candiota obteve a nota 4,9 enquanto a meta era de 4,6 para a avaliação do 5° ano, isso para o secretário de Educação do município, Adriano dos Santos, representa o fortalecimento da educação tanto em estrutura quanto em qualificação do ensino. Santos exalta o trabalho voltado para a formação dos professores da rede, capacitação dos profissionais do sistema municipal de educação, que reflete em resultados positivos na aprendizagem dentro da sala de aula, e também a adesão ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). 

Assim como Candiota, Pinheiro Machado também superou a meta projetada para 2013 no índice referente ao 5° ano da rede municipal. Com a meta prevista para 4,1, o índice atingido foi de 4,9, fato que acontece desde 2007 quando o município obtém com êxito as metas projetadas. Para a representante do Departamento Pedagógico da secretaria de Educação de Pinheiro Machado, professora Tânia Geist, o aumento dos índices se deu ao esforço conjunto do poder público com a equipe das escolas e também cita a qualificação dos professores como fator essencial para a obtenção do índice. Tânia destaca ainda que o trabalho da secretaria e das escolas é incessante para que as metas do Ideb sejam atingidas e as notas cada vez melhores, mas também que esses bons resultados sejam demonstrados no desempenho e nível de aprendizagem dos alunos. 

Pinheiro Machado também atingiu e superou a meta para 2013 na avaliação do 9° ano onde atingiu o índice 3,9 enquanto a meta projetada era de 3,5. 

Fato que não ocorreu em Candiota onde não alcançou a nota projetada de 3,9 ficando com o índice de 3,5. O secretário de Educação justifica esse resultado negativo ao sistema de avaliação do Ideb que realiza a Prova Brasil somente em escolas que tenham turmas de no mínimo 20 alunos. Isso, segundo Santos, prejudicou o desempenho da rede municipal nos anos finais porque em uma escola do interior com alunos do 9° ano a Prova não foi realizada por ter número de estudantes inferiores ao estipulado pelo Instituto. O chefe da Educação de Candiota ressalta que "não houve queda de rendimento ou qualidade, e sim uma redução de alunos". 

Em Hulha Negra, o índice para os anos finais também não foi atingido, mas o que chama a atenção é a queda da nota de 2013 em relação ao último levantamento realizado em 2011. Na avaliação deste ano os estudantes de 9° ano alcançaram a nota de 3,9, enquanto a meta era de 4,4, sendo que em 2011 o índice alcançado pelo município foi 4,3. Para o secretário interino de Educação, Vinícius Kercher, a queda no desempenho dos anos finais foi uma realidade regional e alguns fatores influenciaram para esse resultado negativo. Entre eles, a falta de políticas adotadas para os anos finais, diferente das séries iniciais e do Ensino Médio que possuem ações de incentivos e voltadas para a melhoria da aprendizagem, as turmas de 6° a 9° ano ainda não possuem medidas mais efetivas para elevar a aprendizagem dos alunos. 

No entanto, Kercher salienta que a secretaria já sentia essa defasagem e trabalha com ações para mudar essa realidade. "Nossos olhos estão voltados para melhorar esses índices dos anos finais", frisa o secretário que apresenta como uma das medidas a serem implantadas uma base curricular unificada. Isso significa reunir os conteúdos das diferentes disciplinas em um método de ensino que as englobe e facilite a aprendizagem do aluno. 

Já a avaliação dos anos iniciais de Hulha Negra foi diferente da realidade dos anos finais, o município atingiu a meta projetada para 2013 que era o índice de 4,8. Kercher atribui o desempenho ao trabalho realizado pelo corpo docente e por toda a comunidade escolar, assim como a adesão a programas como o PNAIC e o Mais Educação que, naturalmente, exigem melhores desempenhos dos alunos, e a formação continuada dos professores. 

O secretário destaca também a nova metodologia implantada pela rede municipal, onde as turmas de anos iniciais são distribuídas em salas de aula com no máximo 25 alunos, o que facilita a. apreensão do conteúdo pelos alunos e proporcionar aos professores uma melhor dinâmica de trabalho. 

A partir dos resultados obtidos pelo Ideb, as instituições de educação passam a desenvolver programas e ações que melhorem o desempenho da aprendizagem dos alunos da educação básica, e assim, trabalhar para que as metas projetadas pelo Instituto sejam atingidas.

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