Chuvas prejudicam plantação de arroz na região - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Chuvas prejudicam plantação de arroz na região

Chuvas prejudicam plantação de arroz na região

Share This
Apenas 1% das lavouras foram cultivadas até agoraProdutores têm até o final de outubro para concluir plantio
Apenas 1% das lavouras foram cultivadas até agoraCrédito: TIAGO ROLIM DE MOURA
O volume de chuva durante o mês de outubro está prejudicando a preparação e plantação das lavouras de arroz em Bagé e região.  A época ideal para o plantio é de 1º a 30 deste mês e a estimativa é de que apenas 20% das terras tenham sido preparadas e 1% cultivada.
De acordo com o presidente da Associação de Arrozeiros de Bagé e região, Ricardo Zago, dos 130 produtores de Bagé, Candiota, Hulha Negra e Aceguá apenas um conseguiu plantar 1% da área. Este ano a estimativa é de 21 mil hectares de arroz.
Zago salienta que a cada dia o custo de produção aumenta visto que os produtos, herbicida, semente e adubo, já foram adquiridos e estão nos galpões das propriedades. Além disso, os funcionários estão sendo pagos e há cerca de dois meses estão sem poder trabalhar.
O produtor observa que não há como colocar o maquinário nas plantações enquanto não fizer pelo menos uma semana de sol. "O ano passado nesta época já tínhamos mais de 40% de área cultivada", informa.
Segundo Zago, o atraso na plantação do arroz, trará problemas também para o cultivo da soja. A produção da oleaginosa deveria iniciar em novembro, logo após a plantação do grão. A expectativa deste ano é de 95 a 100 mil hectares de soja sejam plantados.
O presidente salienta que ainda é prematuro mensurar os prejuízos. "Há previsão de um novo período de chuvas para  este final de semana. Se não acontecer em cinco dias é possível concluir o cultivo do arroz", destaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages