Trânsito- Caminhar com segurança - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Trânsito- Caminhar com segurança

Trânsito- Caminhar com segurança

Share This
 

por :Victor Duarte



PEDESTRES – CAMINHAR COM SEGURANÇA

Como estamos na Semana Nacional do Trânsito, e o tema nacional é o pedestre, passarei algumas dicas direcionadas a esse público, ou seja, a todos, pois em algum momento todos seremos pedestres.

Quando estão dentro de um veículo - seja um carro, ônibus, moto ou bicicleta - são motoristas ou passageiros e devem comportar-se com segurança, dirigindo com atenção, usando capacete ou cinto de segurança nos bancos da frente e traseiros. Quando estão caminhando, são pedestres e também devem ser responsáveis e cuidadosos no trânsito.

O pedestre deve cuidar da sua segurança e andar com muita atenção, pois não possui acessórios ou equipamentos de proteção contra as situações de risco que enfrenta no dia a dia do trânsito. Por isso é muito importante seguir algumas regras de comportamento, como respeitar as placas, faixas e sinalizações, para prevenir acidentes.

Ver e ser visto esta é a principal regra para os pedestres. Estar atento ao movimento dos veículos e certificar-se de que também foi visto pelos motoristas. É preciso fazer contato visual com o condutor para certificar-se que ele identificou a sua presença.

Ao caminhar ande sempre pela calçada e afastado da rua, em estradas ou vias sem calçada caminhe mais à esquerda possível no sentido oposto ao dos carros para poder ver e ser visto. Sempre que estiver carregando sacolas, procure deixá-las para o lado oposto ao da rua, quando acompanhado de mais pessoas ande em fila única, evite caminhar ouvindo música no fone de ouvido. Além de diminuir a atenção, o pedestre deixa de ouvir os ruídos que podem indicar a aproximação de um veículo, não saia correndo pelas ruas, nem mesmo nas calçadas. O pedestre deve estar sempre atento para poder parar a qualquer momento.
Ao atravessar a rua não ultrapasse correndo, durante a travessia, nunca volte para buscar objetos caídos no chão, atravesse a rua sempre pela faixa de travessia, ao atravessar na faixa, caminhe pelo lado direito. Se todos andarem ordenados, o fluxo melhora, atravesse sempre em linha reta: é o caminho mais rápido até o outro lado da rua, olhe para os dois lados, 2, 3 ou mais vezes, até ter certeza de que nenhum veículo se aproxima e deixe claro sua intenção de atravessar, obedeça a sinalização.

Nos cruzamentos em que existem semáforos para pedestres, só atravesse a rua quando estes estiverem abertos, em vias de grande movimento ou de alta velocidade, utilize as passarelas se disponíveis. Ao passar pelas Lombadas Eletrônicas os veículos reduzem a velocidade por isso sempre atravesse a rua próximo ao equipamento ou na faixa de segurança dele, ao desembarcar de um veículo saia pelo lado da calçada e aguarde que ele se afaste para iniciar a travessia.

Nunca atravesse a rua por trás de ônibus, carros, árvores ou outros obstáculos que impeçam que os motoristas o vejam.

Assim como as placas de sinalização e os semáforos orientam os motoristas, os pedestres também podem se orientar através deles. Por exemplo, o pedestre deve respeitar as vias exclusivas a ciclistas e os semáforos.

Para atravessar, a melhor opção sempre é seguir até o semáforo para pedestres e aguardar a sua vez de passar, caminhado pela faixa de segurança. Mesmo quando o sinal estiver verde para o pedestre, espere os veículos pararem e confira se o motorista percebeu a sua presença. Só então atravesse a rua.

No trajeto diário até a padaria, a escola ou o trabalho procure fazer o caminho mais seguro, com menor fluxo de veículos, calçadas e cruzamentos sinalizados. Quanto menor o número de travessias, melhor. Lembre-se que nem sempre o caminho mais curto é o mais seguro.

Em 2010, 41 mil pessoas morreram em acidentes com veículos no Brasil. Os pedestres representaram 29,1% dessas mortes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages