Mais de 25 mil pessoas são esperadas para a Romaria da Conquistadora - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Mais de 25 mil pessoas são esperadas para a Romaria da Conquistadora

Mais de 25 mil pessoas são esperadas para a Romaria da Conquistadora

Share This


 

Fiéis e sacerdotes de toda a região estão se preparando para a Romaria de Nossa Senhora Conquistadora, que acontece neste domingo, a partir das 9h. O evento chega a sua 40ª edição e são aguardadas cerca de 25 mil pessoas. Participam fiéis da região, Uruguai e zona Sul. A procissão sai às 9h da Catedral de São Sebastião, percorre a avenida Sete de Setembro até a rua General Neto, posteriormente até a rua Emílio Guilain, e o percurso encerra no Santuário.
Às 10h acontece a principal celebração da programação: uma missa, presidida pelo bispo Dom Gílio Felício e concelebrada pelos bispos de Rio Grande dom José Mário e dom Jacinto Bergmann, de Pelotas. Na sequência, haverá um almoço, e às 13h, como já é tradicional, será rezado o terço. Logo após, às 15h, o padre Luciano Gouveia preside a missa da bênção da saúde. Nesta celebração é comum os fiéis levarem objetos próprios e de pessoas que estão doentes, assim como água, para serem abençoados. As celebrações encerram com a missa em ação de graças, às 17h, com as pessoas que trabalharam na romaria. Durante todo o dia terão padres disponíveis para ouvir confissões e o santuário aberto para que o público possa fazer sua reza particular.
O bispo Dom Gílio Felício conta que terá uma novidade nesta edição. "Vamos lançar o projeto do altar e iniciar a campanha para arrecadar fundos para construí-lo. As pessoas falam que a cada ano ele muda de lugar, então nosso projeto é construir um altar fixo e todo o paisagismo no entorno. Temos certeza de que o local se tornará um ponto turístico de Bagé", anima-se. Atualmente as celebrações são realizadas em uma carreta, em função de não haver uma estrutura fixa.

As melhorias
A área do santuário foi pintada e roçada para receber mais de 25 mil pessoas de todo o Estado e do Uruguai. De acordo com as voluntárias e integrantes da comissão da romaria, Zélia Zuliani Carvalho e Nela Forsin, além das melhorias físicas no prédio e no entorno do santuário, estão sendo preparadas variedades de alimentação e doces para os participantes.
Zélia destaca que a expectativa é de que sejam servidos cerca de mil pratos de risoto, salada e buffet de churrasco. O grupo de cerca de oito voluntárias está trabalhando desde a última semana para ultimar a alimentação. Serão comercializados em torno de 100 quilos de ambrosia, tortas, bolos, rapaduras e 40 pudins.
Toda a renda será revertida para interar o valor da construção de um altar e do fechamento do santuário. 

Elas são novidades na maior festa religiosa da diocese:
Duas novidades marcam a romaria desta ano. Uma delas, a exibição da imagem de Nossa Senhora Conquistadora - talhada em madeira pelo artista Valter Frasson. A outra é a presença da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida - padroeira do Brasil.
A imagem da Conquistadora está no santuário para a novena que encerrou ontem à noite. A de Nossa Senhora Aparecida está na Catedral de São Sebastião. Hoje, as duas imagens se juntam na Catedral e amanhã serão levadas pelos fiéis durante a caminhada até o santuário no bairro Castro Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages