Porém, a preocupação é que o aumento do limite possa trazer um maior número de mortes nas rodovias federais. Não há uma previsão de quando e quais rodovias federais sofrerão alteração no limite, mas as discussões irão avaliar as condições geométricas de cada uma. Cabe ao Dnit tomar a decisão de rever a velocidade máxima adotada nas BRs.
As discussões serão feitas a pedido da Polícia Rodoviária Federal, que fez um estudo de acidentalidade ao implantar a fiscalização de radares múltiplos nas rodovias. A ideia é identificar pontos que poderão ter limite de velocidade modificado.
- Fizemos um levantamento dos pontos mais problemáticos para embasar a Operação Hermes. Baseado nisso vamos discutir com os engenheiros do Dnit pensando na possibilidade de alterar o limite de velocidade nas vias federais gaúchas – informa o o chefe de Comunicação Social da PRF no Rio Grande do Sul, Alessandro Castro.
Para o doutor em Sistemas de Transportes e Logística, engenheiro João Fortini Albano, não se pode fugir dessa realidade. Segundo ele, existem rodovias que tem condições de receber uma velocidade maior. Porém, Albano sugere:
- Uma recomendação que eu poderia fazer é que esses trechos não sejam muito curtos para não ocorrer oscilação muito grande de velocidade – avalia o engenheiro.
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