Estado destaca avanços na pecuária sustentável no Pampa - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Estado destaca avanços na pecuária sustentável no Pampa

Estado destaca avanços na pecuária sustentável no Pampa

Share This
O painel "Campos nativos e pecuária: novas perspectivas", realizado nesta segunda-feira (1º), no auditório do prédio administrativo do parque Assis Brasil, em Esteio, durante a Expointer 2014, apresentou os resultados da articulação internacional para a pecuária sustentável no Bioma Pampa. Entre as ações está o desenvolvimento de uma fórmula para calcular os serviços ambientais da propriedade rural, além de avanços na comercialização de gado criado em campo nativo. Um dos exemplos foi a realização do primeiro Remate Alianza del Pastizal, em abril deste ano, que comercializou os 1.115 animais inscritos com preço 15% superior ao praticado no mercado.

"Além de contribuir para a organização do setor da carne, valoriza o gado criado em campo nativo", disse Fernando Adauto, dirigente do Sindicato Rural de Lavras do Sul, um dos organizadores do evento realizado em abril, integrando o calendário de remates do Estado. Em 2015 ocorrerá a segunda edição. 


O evento teve a organização das secretarias Estaduais de Meio Ambiente e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, além da Fundação Zoobotânica e Alianza del Pastizal, entidade que congrega produtores rurais, pesquisadores, governos e organizações da sociedade civil do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, onde o Pampa está distribuído.

Outra ação que valoriza o desenvolvimento sustentável no Pampa é o Índice de Conservação dos Pastizales (ICP). A fórmula reúne dados que indicarão os serviços ambientais que a propriedade presta. Ela é composta pelo índice de campo nativo, índice de cobertura vegetal, espécies de valor forrageiro, presença de espécies invasoras, número e tipos de ambientes existentes na área, entre outros.

No Rio Grande do Sul, 110 propriedades rurais aderiram à Alianza del Pastizal, somando uma área de 80 mil hectares. O ICP foi desenvolvido no âmbito do projeto estratégico "Incentivos à conservação dos campos naturais do Cone Sul da América do Sul", do governo do Estado.

Parceria com o frigorífico

A parceria com o frigorífico Marfrig foi o tema da palestra de Marcelo Brasil, gerente de fomento comercial da Marfrig no RS. Atualmente são cerca de 100 propriedades rurais credenciadas para fornecer "carne à pasto". "Ainda temos muito a crescer. Hoje a demanda pela certificação da carne à pasto do Estado vem da própria área comercial da Marfrig, no centro do país", disse Brasil. Segundo ele, a carne produzida nos campos nativos do Sul possui qualidade sem igual no país, por isso a demanda do mercado por sua certificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages