Acadêmicos pinheirenses do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental ministram palestras nas Escolas com o tema “Educação Ambiental frente a má disposição do lixo na cidade” - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Acadêmicos pinheirenses do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental ministram palestras nas Escolas com o tema “Educação Ambiental frente a má disposição do lixo na cidade”

Acadêmicos pinheirenses do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental ministram palestras nas Escolas com o tema “Educação Ambiental frente a má disposição do lixo na cidade”

Share This
Todos são sabedouros que existe em nossa cidade uma unidade da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, a qual disponibiliza atualmente o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental. 
Já no mês de setembro deste ano estará se formando a 2ª turma de bacharéis na área ambiental. 
No transcorrer do próximo ano estarão concluindo também o curso cerca de mais 25 acadêmicos, os quais estão concluindo o 3° semestre neste mês de julho. 

São mais profissionais que estarão habilitados a encarar a carreira de Gestor Ambiental e aptos para a realização de concursos relacionados à área, bem como lutar pelas causas ambientais em prol da defesa do planeta contra a degradação causada principalmente por nós mesmos. 

Nos últimos dias, mais precisamente, a partir do começo do corrente mês, uma série de palestras estão sendo realizadas nas Escolas da sede e do interior do Município. Palestras estas que fazem parte do projeto de estágio obrigatório do acadêmico Frank Pereira (3° semestre) e tem como tema principal “Educação Ambiental frente a má disposição do lixo na cidade”. Os eventos estão sendo realizados de escola em escola com alunos do 6° ao 9° anos do Ensino Fundamental e também com alunos do Ensino Médio, e contam com a participação, além do universitário já citado, de integrantes do Departamento Municipal do Meio Ambiente e outros acadêmicos do curso. Têm como objetivos cumprir uma atividade prevista no seu estágio, bem como, procurar conscientizar o maior n° de pessoas possíveis sobre a importância de um descarte correto dos seus resíduos sólidos (tanto orgânicos como recicláveis), principalmente em função do processo de coleta seletiva de resíduos que está por ser implantado em nossa cidade até o final do ano, dando cumprimento a Lei 12.305/2010 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos e obriga aos Municípios a implantarem esse sistema até 2014. 

A ideia principal destacada no ciclo de palestras é a separação do lixo seco do orgânico, o que já deve ser colocado em prática pela população desde agora, para que quando seja implantado a coleta seletiva já tenhamos trabalhado nossas mentes na questão da separação dos resíduos, facilitando o trabalho da Cooperativa de Catadores que será a responsável pela coleta seletiva. Nessas oportunidades está sendo distribuído um material informativo a população (confeccionado pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente) o qual informa os dias e horários de coleta existentes hoje no Município, bem como outras considerações importantes relacionadas aos tipos de resíduos sólidos. 

Provavelmente no mês de agosto deste ano também será ministrada essa palestra na Câmara Municipal de Vereadores, objetivando colocar as informações ao alcance da população em geral. 

Esse tipo de trabalho, assim como as turmas que estão se formando, mostra a força e a importância da manutenção de uma Universidade em nossa cidade, seja com este curso de Gestão Ambiental, seja com outro. Portanto, vamos continuar batalhando pela manutenção da Unidade da UFPel em Pinheiro Machado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages