Vacinação contra gripe amplia grupo de risco - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Vacinação contra gripe amplia grupo de risco

Vacinação contra gripe amplia grupo de risco

Share This
A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa no dia 22 de abril e se estende até 9 de maio. Na edição 2014, crianças com idade entre seis meses e menos de cinco anos também serão imunizadas. Até o ano passado, apenas aquelas na faixa etária de seis meses a menos de dois anos recebiam a dose.  De acordo com o Ministério da Saúde, o público-alvo da campanha em 2014, totaliza 49,6 milhões de pessoas. A meta é vacinar 80% dessa população, que inclui, além das crianças, os idosos com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, as gestantes, mães puérperas (até 45 dias após o parto), a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
A orientação é para que pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, também recebam a dose. Elas devem apresentar a prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle de doenças crônicas no Sistema Único de Saúde, devem procurar os postos onde estão registrados para receber a vacina. A escolha dos grupos considerados prioritários, segundo o ministério, segue recomendação da Organização Mundial da Saúde é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento de infecções respiratórias, que têm como principal agente o vírus da gripe.
Ainda de acordo com o Ministério, a vacina é segura e pode reduzir em até 45% o número de internações por pneumonias e em até 75% a mortalidade pelas complicações da gripe. A dona de casa Marina Silva, 65 anos, receberá a dose pela segunda vez. Ela comenta que, no ano passado, pensou e decidiu se vacinar. “Eu tinha medo de alguma reação, mas não aconteceu nada”, comenta. Desde a vacinação, Marina não precisou gastar com remédios para a gripe. “Não me gripei mais, apenas um resfriadinho e uma tosse em um dia, em que não me agasalhei bem”, relata. Portanto, é importante destacar que serão distribuídas 53,5 milhões de doses que protegem contra três tipos de gripe, incluindo a gripe A. Em todo o país, 65 mil postos de saúde e 240 mil profissionais de saúde participam da campanha. O dia D da campanha será, em 26 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages