Programa Leite Gaúcho capacita produtores de Hulha Negra - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Programa Leite Gaúcho capacita produtores de Hulha Negra

Programa Leite Gaúcho capacita produtores de Hulha Negra

Share This
Produtores de leite de Hulha Negra participaram, nos dias 24 e 25 de outubro, de capacitação sobre manejo do rebanho leiteiro na sede do assentamento “Conquista do Futuro”. O curso faz parte de diversas capacitações que estão sendo realizadas pela Emater/RS-Ascar, por meio do programa Leite Gaúcho da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR).
Na oportunidade, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bagé, Milton Brasil, falou sobre associativismo e seguridade social, assuntos que geram muitas dúvidas entre os produtores rurais. Entre diversos tópicos esclarecidos, Brasil explicou que uma associação não pode empregar por mais de 120 dias. Além disso, revelou que, mesmo que o trabalhador rural fique dois anos exercendo outra atividade, ele não perde o direito a aposentaria rural, no entanto, esse período não é contabilizado como tempo de serviço. De acordo com o presidente, a idade para a aposentadoria rural também é diferenciada, as mulheres precisam ter 55 anos e os homens podem aposentar-se aos 60 anos.
Na sequência, o médico veterinário da Prefeitura de Hulha Negra, Matheus Pessin, falou sobre o Programa Dissemina, que visa ao melhoramento genético do rebanho leiteiro e de corte. Outra questão levantada foi a falta de inseminador no assentamento.
Segundo Pessin, a Prefeitura de Hulha Negra está cadastrando os interessados em participar do curso de inseminação, que será oferecido pela Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro).
Por fim, o curso prosseguiu com o zootecnista da Emater/RS-Ascar,Fábio Schlick, e com os extensionistas do escritório de Hulha Negra da Emater/RS-Ascar. Os assuntos abordados foram manejo reprodutivo e alimentar do rebanho leiteiro, inseminação artificial para o melhoramento genético do rebanho, manejo e higiene da ordenha e qualidade do leite.
Curso de Reciclagem de Inseminadores 
No mês de outubro, 10 produtores de Hulha Negra participaram do curso de Reciclagem de Inseminadores, realizado no Centro de Treinamento da Emater/RS-Ascar, em Canguçu. O curso, que também faz parte das atividades do Programa Leite Gaúcho, ensina técnicas de inseminação, aspectos gerais de reprodução e sêmen.
Segundo o extensionista da Emater/RS-Ascar Tomás Machado, é muito importante a participação dos produtores, pois dessa forma há a qualificação e ampliação da bacia leiteira do município.
Em Hulha Negra, são cerca de 350 produtores de leite. A meta da Emater/RS-Ascar é, até final de 2013, capacitar, pelo menos, 220 famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages