Mural da Educação - Movimento da sociedade civil estuda e incentiva melhorias na educação - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Mural da Educação - Movimento da sociedade civil estuda e incentiva melhorias na educação

Mural da Educação - Movimento da sociedade civil estuda e incentiva melhorias na educação

Share This
A Constituição de 1988 reconhece a Educação como direito fundamental de todos e como dever do Estado e da família. Entretanto, existem hoje no Brasil 3,6 milhões de crianças e jovens fora da escola, contingente equivalente ao total da população do Uruguai. Este dado foi divulgado pelo relatório "De Olho Nas Metas 2012”, uma das muitas ações desenvolvidas pelo movimento Todos Pela Educação, que tem como missão contribuir para que até 2022 o Brasil possa garantir educação de qualidade para todas as crianças e jovens.

Criado em 2005, o movimento não partidário reúne diferentes atores da sociedade civil para produzir conhecimento e mobilizar mudanças na educação do país. Definir claramente os objetivos desta luta foi um dos primeiros passos pensados pela instituição, como explica a diretora executiva do movimento, Priscila Cruz. "Nosso enunciado é muito genérico: ‘Todos pela educação‘. Precisávamos definir o que entendemos como necessário para comemorar, em 2022, o bicentenário da Independência do Brasil com evolução na educação. Para isso, o movimento trouxe de partida 5 metas”, esclarece.
• Meta 1: Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola;
• Meta 2: Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos;
• Meta 3: Todo aluno com o aprendizado adequado à sua série;
• Meta 4: Todo jovem com 19 anos com o Ensino Médio concluído;
• Meta 5: Investimento em educação ampliado e bem gerido;

Priscila Cruz ressalta que as metas foram pensadas em uma ordem proposital e cumulativa. "O Ensino Médio, por exemplo, recebe o fruto da fase anterior. Por isso, a meta 4 depende que as outras metas produzam resultado”, explica. Em 2010, o movimento definiu cinco bandeiras entendidas como ações urgentes, que devem ser colocadas em prática para que se caminhe até a concretização das metas.

Dentre elas está o investimento na formação e na carreira do professor, ampliação da exposição dos alunos ao ensino, e o aperfeiçoamento da gestão e da governança da Educação.

Para concretizar as bandeiras e atingir as metas até o bicentenário da Independência do Brasil, a diretora executiva do movimento explica que o Todos pela Educação atua em três áreas de forma sinérgica. Na área técnica, desenvolvendo estudos e pesquisas; na comunicação, difundindo o conhecimento acumulado e profetizando o que é necessário para a educação; e na articulação política, discutindo questões de políticas públicas.

A regulamentação da Emenda Constitucional 59, que previa "Educação Básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade”, é um dos exemplos reais dos reflexos positivos das ações do movimento na educação do país. Entretanto, o desafio de atingir as metas parece longe de ser vencido. "

O acompanhamento tem mostrado que estamos cada vez mais distante de atingir as metas em 2022”, admite Priscila. Para a diretora executiva do movimento, mudanças estruturais precisam ser feitas. "Sem uma base curricular comum no país, uma boa formação de professores, escolas em tempo integral e bem equipadas, e sem outras condições básicas é difícil avançar”, lamenta.

http://redeglobo.globo.com/globoeducacao/
Fonte: Globo Educação



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages