Mapa equipara valor de seguro agrícola para todas as regiões produtoras de vinho - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Mapa equipara valor de seguro agrícola para todas as regiões produtoras de vinho

Mapa equipara valor de seguro agrícola para todas as regiões produtoras de vinho

Share This
Em documento encaminhado à Secretaria Estadual da Agricultura, o Governo Federal reviu decisão que tomara anteriormente e equiparou o valor de 60% na subvenção do seguro agrícola a todas as regiões produtoras de uva do Estado. O índice era concedido apenas à Serra, enquanto outras, chamadas de não-prioritárias, ficavam com 40%. Dessa forma, foram incluídas as regiões da Campanha, Fronteira Oeste e Serra do Sudeste. 

Com isso, os municípios contemplados dessas regiões são Candiota, Bagé, Dom Pedrito, Santana do Livramento, Rosário do Sul, Alegrete, Quaraí, Itaqui, Pinheiro Machado, Pedras Altas e Encruzilhada do Sul. O secretário estadual da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, comemorou a atitude do Ministério da Agricultura, parceiro do Governo do Estado no incentivo à vitivinicultura. 

Segundo ele, a medida dá garantias a todos os produtores de uvas e em especial aos da região da Campanha, cuja produção representa 15% dos vinhos finos do país. “Além disso, a Campanha, historicamente, é mais propensa a riscos climáticos, como a estiagem, uma das questões levadas em conta no cálculo do seguro. Por essa razão e por ser uma região nova na produção de uvas de qualidade é justo que os produtores recebam a mesma subvenção que a Serra”, destaca. 

O coordenador da Câmara Setorial da Uva e Vinho da Seapa, Jorge Hoffmann, também acredita que o Governo Federal faz justiça ao estender o seguro. Ele argumenta a concorrência com os vinhos internacionais, sobretudo os comprados em free shops, que é desigual. “A proximidade da fronteira com o Uruguai e os preços praticados nas zonas de livre comércio são atraentes para os consumidores. E a regra do seguro é clara: quanto menor a probabilidade de ocorrências, menor o custo do seguro”, diz ele, em referência à Campanha enfrentar problemas climáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages