Com outras quatro desfiliações, défice do PT em menos de um mês chega a 27 de pessoas - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Com outras quatro desfiliações, défice do PT em menos de um mês chega a 27 de pessoas

Com outras quatro desfiliações, défice do PT em menos de um mês chega a 27 de pessoas

Share This
Genesi Teresinha Boari, fundadora/presidente do PT de Piratini foi o nome de maior destaque desta saída.
Uma das notícias mais comentadas em rodas de amigos durante setembro, foi o pedido de desfiliação de 24 membros do Partido dos Trabalhadores (PT), divulgado a imprensa local no dia 9 de setembro, e que tinha como motivo principal o descontentamento destas pessoas com a participação do partido no governo municipal do PSDB.
Entretanto, quando o assunto já estava sendo esquecido na cidade, outra nota divulgada a imprensa, dava conta de que outros quatro filiados haviam abandonado o PT de Piratini. Além do motivo da saída dos 24 anteriormente, somaram-se outros dois argumentos.
O primeiro seria a não consulta nas tomadas de decisões à instância de Direção Municipal do PT, por parte de alguns membros, inclusive com o uso indevido do nome do partido; e o segundo, o pouco diálogo e pouca participação do partido nas decisões que envolvem o mandato do vereador Lourenço  De Souza.
Entre os quatro nomes da lista de desfiliação, o de maior prestigio é o da presidente/fundadora do partido em Piratini, Genesi Teresinha Boari, que também foi candidata a vereadora nos de 90. Porém os nomes de Eva Maria Dutra Pinheiro, Darci José Chiarelo e Antonio Gonsalves, completam a lista.
Em contato telefônico com o vereador Lourenço de Souza, o mesmo alegou desconhecer a saída dos membros, mas disse não ser uma surpresa a desfiliação destas pessoas. " - Eu realmente não tinha conhecimento da decisão destas pessoas. Respeito o valor e a história destes membros, mas para ser sincero, nenhum deles tinham participação efetiva em reuniões do partido." Defendeu-se Lourenço.
Em outro momento, o edil argumentou que todas as decisões tomadas por ele em plenário são com o apoio e conhecimento da maioria dos membros ativos e que comparecem nas reuniões feitas pelo PT.
 

Presidente interino do PT concede entrevista exclusiva e prevê novas desfiliações no partido

 "Penso que devem existir opiniões distintas dentro do partido, mas que não é um motivo para que os "verdades" petistas nos abandones." Disse Loisival Saretto.
Em nota divulgada na tarde desta quarta-feira (02) a imprensa local, o presidente interino do Partido dos Trabalhadores (PT) de Piratini, Loisival Saretto, que assumiu a presidência após a desfiliação do então presidente Gabriel Barcellos, disse prever novas saídas de membros do partido, e reafirmou que muitos dos membros desfiliados não eram ativos e nem participavam de reuniões propostas pelo diretório.

Em entrevista exclusiva ao Mundo Piratini, Saretto disse que tanto o diretório, quanto o executivo do partido, apoiavam as decisões do vereador petista Lourenço de Souza, e que ao contrário do que os membros desfiliados haviam dito, estão sim, aparte das iniciativas de Lourenço.
O presidente, que assumiu o cargo até o dia 11 de novembro, quando outro diretório será eleito, também explanou que todas as decisões tomadas pelo partido eram votadas pelos membros presentes nas reuniões.
" - Faziamos tudo democraticamente. Penso que devem existir opiniões distintas dentro do partido, mas que não é um motivo para que os "verdades" petistas nos abandonem." Esclareceu Saretto, que completou "as pessoas veem os 27 membros que se desfiliaram, mas não sabem que neste meio tempo, houveram mais de 30 filiações no PT".

Veja na integra, a nota enviada pelo diretório do partido.
                            NOTA DE ESCLARECIMENTO
O diretório municipal do partido dos trabalhadores de Piratini vem a publico manifestar sua posição frente aos recentes pedidos de desfiliações.

1- Quanto ao desejo de deixar de participar das instancias do partido, respeitamos a                                          vontade manifestada.
2- Quanto às razões apontadas para a saída destes filiados:
a)      Participação do PT no governo da coligação PSDB, PP, PDT e PSB, esta decisão foi submetida à discussão em mais de uma reunião do diretório e foi aprovada por maioria.
b)      Não consulta nas tomadas de decisões à instância de direção municipal do PT, por parte de alguns membros, inclusive com uso indevido do nome do partido, todas as reuniões do partido possuem espaço de informe das participações de filiados em qualquer evento, tudo o que foi feito em nome do partido é apresentado e debatido.
c)       Pouco diálogo e pouca participação do partido nas decisões que envolvem o mandato do vereador Lourenço de Souza, o vereador foi candidato pelo PT, eleito pelos votos da legenda. Por decisão do diretório, em reunião, aliou-se às bancadas do PDT e PP (aliados nacionais do PT) como a executiva não possuía agenda fixa de reuniões, por vezes a conjuntura exigiu posicionamento do vereador sem que houvesse tempo hábil para debate. Entretanto os membros do diretório e da executiva que ocupavam cargo de confiança na câmara de vereadores eram informados e consultados sobre a pauta, ajudando na decisão do vereador.
3- O PT por sua constituição, prevê a existência de diferentes correntes de pensamento, garantindo a manifestação e disputa entre as diversas teses, em Piratini não é diferente. Aquilo que é decidido pela maioria dos votos passa a ser executado pela instancia competente. Sempre será garantido direito de manifestação de defesa de posições nas esferas partidárias.
4- Entre os que pediram a desfiliação muitos nunca se fizeram presentes na vida do partido. Não nos surpreenderá se nas próximas semanas mais outros filiados que já não militam e residem em Piratini apresentem seus pedidos de desfiliação.
5- O PT de Piratini nas ultimas semanas realizou mais de 30 novas filiações.
6- Lamentamos que a imprensa, que deve informar a população apresentando mais de uma versão do fato, não tenha buscado a versão da direção do partido no município. 
Loisival Saretto 
Presidente do Partido dos Trabalhadores de Piratini.
 
 
http://www.mundopiratini.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages