Na conta, os 751 kWh tinham como débito o valor de R$ 281,21.
A cerca de dois anos, o sonho de comprar um sítio se tornou realidade
para o casal Janio Antenor Rosa de Oliveira e Nilva Frömming, no
entanto, de lá pra cá, só mudou o objetivo dos dois, que lutavam para
que a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) prestasse o serviço
na residência, localizada na Coxilha Bonita, 1º Distrito, distante à 9
quilômetros da sede do município.
Ao correr por cerca de um ano o processo na justiça, em agosto de 2013,
foi deferida uma liminar judicial que obrigou a CEEE a instalar a
energia na residência. Pois bem, outro sonho havia sido realizado, mas
oque o casal não imaginava, é que ele iria se tornar um pesadelo.
Ao ir a Agência Piratini do correio, no início da tarde desta
terça-feira (01), para pegar a conta e quita-la, Nilva se deparou com um
número de 751 kWh, gastos em apenas vinte dias. O valor da conta era de
R$ 281,21, e seu vencimento havia espirado dia 17 de setembro.
Foi a surpresa de Nilva, que a fez procurar a reportagem e leva-la até o
sitio, onde foi constatado no contador apenas 51 kWh, cerca de 13 vezes
menos do que havia sido cobrado pela Companhia.
Quando foi indagado sobre o valor, Janio, que reside na casa,
surpreendeu-se e disse ser impossível que tenha sido gasta tal quantia.
" - Aqui em casa eu só tenho uma geladeiras, duas televisões e sete
lampadas. É praticamente impossível terem gastado tudo isto." Garantiu
Oliveira, que explanou "nem mesmo quando morava na cidade e gastava
muito mais energia recebi uma tarifa tão alta".
Ainda
no sítio, Nilva ligou para o número 0800 da CEEE, e recebeu a
confirmação que oque aconteceu foi uma falha do contador que coletou
equivocadamente os dados. Mesmo assim, Förmming procurou o auxilio do
Escritório de Advogacia R&F's Consultoria Jurídica, para que fossem
buscadas soluções legais para resolver o problema.
Atendida pelo advogado Fernando Goulart e o assessor jurídico Francisco
Braatz, Nilva e Francisco, deslocaram-se até a Agência local da CEEE,
onde o problema foi resolvido e ficou decidido que irá ser feita uma
nova coleta dos dados do contador no próximo mês.
" - Fico feliz em ter resolvido o problema, mas existem muitas pessoas
que por sua humildade ou até mesmo por serem leigas, acabam não se dando
conta do erro e pagando valores absurdos por serviços não utilizados.
Chamei a imprensa local, para que isto possa servir também como alerta
para as pessoas." Desabafou.
Segundo o gerente da Agência Piratini da CEEE, Antônio Balbino, o
problema acontece casualmente e falhas são comuns já que são seres
humanos que realizam este serviço.
" - Eu cometo falhas como este funcionário cometeu. Na verdade, existem
alguns casos que isto acontece, então cabe a população conferir sua
conta, e se houver algum equivoco, fazer uma reclamação aqui na CEEE ou
até mesmo pelo nosso telefone." Argumentou Balbino.
http://www.mundopiratini.blogspot.com.br/
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