Trânsito - Apresentação - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Trânsito - Apresentação

Trânsito - Apresentação

Share This
 Por Victor Duarte

A partir de hoje iniciarei uma nova coluna onde vou escrever sobre trânsito. Para tanto busquei me aperfeiçoar nesse assunto realizando os cursos de inclusão da pessoa com deficiência e mobilidade reduzida na educação para o trânsito, intervenção em emergência com produtos perigosos, capacitação em educação para o trânsito, identificação veicular, entre outros. Escrevei sobre assuntos técnicos relacionados ao trânsito com dicas úteis para condutores e pedestres.

Desde já quero agradecer a todos que me acompanhavam nas postagens sobre administração e dizer que há momentos na vida que temos que fazer escolhas, e ao fazê-las somos obrigados a abrir mãos de outras. Escrever sobre administração me tomava muito tempo em pesquisas e atualizações, assim optei por escrever somente sobre trânsito para que o trabalho fique mais bem qualificado e eu possa manter uma regularidade.

Começarei fazendo um breve histórico sobre a legislação de trânsito no Brasil, sendo uma das primeiras leis o  Decreto nº 1.930, de 26 de abril de 1857. Nesse Decreto constava o regulamento para a fiscalização da segurança, conservação e polícia das estradas de ferro, em virtude do § 14 do artigo 1° do decreto número 641 de 26 de junho de 1852 ( que tratava somente da construção de estradas de ferro).

Posterior o Decreto 8.324 de 27/10/1910 trazia algumas curiosidades, tais como a empresa que quisesse colocar o serviço de cargas ou transporte de passageiros recebia uma autorização para construir estradas até o ponto ou cidade onde desejasse ir. Essa legislação já chegou atrasada, pois há registros de que em 1891 Santos Dumont  importou um veículo Peugeot movido a gasolina, de dois cilindros em V e 3,5 cv de potência, nessa época houve uma queixa sobre as péssimas condições das estradas e a má conservação das ruas ( segundo o site carroantigo.com há um documento na prefeitura de São Paulo com essa reclamação registrada).

No decorrer do século passado foram editadas várias Resoluções a fim de padronizar o trânsito em nosso país. Sendo que a de Nº 1 foi editada em 1941 e a última de número 441 foi publicada em 28/05/2013. Há uma vasta legislação que disciplina o trânsito em nosso país, e os  condutores pouco sabem dessas leis, talvez esse seja um dos motivos o alto índice de infrações de trânsito.

A lei 9.503 de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro diz: § 1º considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga.
Através desse conceito passarei a escrever em tópicos tudo que entenda necessário e útil para que os leitores possam sanar suas dúvidas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages