Polícia e bancários avaliam precauções contra onda de assaltos - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Polícia e bancários avaliam precauções contra onda de assaltos

Polícia e bancários avaliam precauções contra onda de assaltos

Share This

Com a onda de assaltos a bancos ocorrida em todo Estado, principalmente no interior, onde o efetivo policial é reduzido, os funcionários e clientes das agências bancárias estão mais preocupados durante o trabalho.
Vários funcionários já tiveram afastamento por acidente de trabalho e traumas, devido a estes tipos de crimes violentos.
O assalto de Pedras Altas deixou três funcionários feridos e uma cidade em pânico no mês de abril. Com a violência da ação dos criminosos, que atearam fogo em um veículo, renderam um policial militar e fizeram cinco reféns, a maioria funcionários de bancos, que ficou alarmada.
Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários de Bagé, Nilton Dias, a entidade sempre trata o tema em diversas reuniões e faz reivindicações para melhoria da segurança. “Agora, em Bagé, a Câmara de Vereadores aprovou a colocação de biombos nos caixas e isso é um grande passo para a proteção do cliente e do funcionário”, explica.
Todas as instituições bancárias possuem vigilância particular, com empresas certificadas na Polícia Federal, destaca Dias. “Com este aumento dos assaltos no interior, retomamos o assunto na mesa temática de segurança bancária e em todas as campanhas salariais. Em assembleias falamos sobre esta questão”, garante.
O presidente também declara que cresce o número de funcionários em tratamento depois de traumas com assaltos. “Sempre que acontece um crime nos bancos, é feito um comunicado de acidente de trabalho e pede-se que os funcionários realizem um tratamento para superar os traumas”, salienta.

Orientações da Polícia Civil
De acordo com os inspetores e escrivães da Polícia Civil de Bagé, o cuidado é sempre não reagir ao assalto. Quando notar qualquer atitude suspeita, tentar avisar a polícia, verificar as características dos assaltantes. Observar se eles andam de carro, memorizar placas e respeitar as ordens.
Os policiais também ressaltam que, como a situação de um assalto é extrema, deve-se obedecer às ordens sempre, não encarar os criminosos, avaliar se as armas estão municiadas e quantos são os criminosos. Tais informações auxiliam na investigação. “Geralmente, os assaltantes são violentos, então todo o cuidado e necessário”, argumentam os investigadores.
Os detalhes também são importantes, como roupas e porte físico dos criminosos, finalizam os policiais civis.

Dicas
• No momento em que o bandido saca o revólver da cintura ou anuncia verbalmente o assalto, a vitima não deve tentar fugir, correndo ou acelerando moto ou carro. Nesses casos, normalmente, o marginal faz um disparo na direção da vítima que tenta evadir-se.
• Jamais reaja, pois 80% das vítimas que tentaram impedir um assalto foram baleadas.
• Não realize movimentos bruscos, pois o criminoso pode imaginar que você esta esboçando uma reação ou tentando pegar uma arma de fogo.
• Iniciado o roubo, permaneça imóvel, mostrando sempre as mãos e siga as determinações do bandido.
•  Antes de realizar qualquer movimento (principalmente com as mãos) avise verbalmente o marginal para que ele não leve um susto e acabe acionando o gatilho do revólver.
• Após anunciar o movimento que pretende realizar , faca-o de maneira lenta, sem afobação.
•  Evite de qualquer forma movimentos bruscos e rápidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages