Observar e Reagir - Viagens pontuais - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Observar e Reagir - Viagens pontuais

Observar e Reagir - Viagens pontuais

Share This
 
Por Vera Oliveira

No final dos anos 80, o trabalho deu-me férias no verão e fui com a família para Porto Belo (SC). Depois de instalados na casa, previamente alugada, a Senhoria, que morava ao lado, foi nos dar as boas-vindas, oferecendo inclusive, o telefone de sua residência, caso desejássemos falar pra casa.
Para quem não sabe ou não se lembra, naqueles tempos, sem celular  e/ou internet, o viajante tinha de recorrer a  uma central telefônica pra se comunicar com a cidade de origem, de tal sorte que achei interessante a oferta daquela senhora e no final da tarde, fui até sua residência telefonar para os parentes. Encontrei-a concentrada em seu crochê. Apontou-me  o telefone, recomendando  ligar a cobrar, discando o “9”antes do DDD. Disse-lhe que pediria à telefonista, pois ainda não estava disponível o recurso de ligar direto para a minha cidade. Sem desviar o olhar de seu trabalho e surpresa com a carência telefônica de minha cidade, pensou em voz alta: “mas que lugar bem atrasado  esse onde tu moras.”

Desde então, passaram-se 25 anos nos quais o tempo brincou com a gente. Evoluímos nas comunicações. Estamos conectados ao mundo.

No entanto...

Dia desses, sofri um acidente doméstico e a dor levou-me até ao pronto atendimento municipal. Fui  muito bem atendida pelos funcionários de plantão, entretanto,  na falta  dos mínimos recursos para um diagnóstico mais preciso e  havendo suspeita de  fratura, fui encaminhada, juntamente com um senhor, que igualmente  necessitava do mesmo exame,para outra cidade onde realizaríamos os exames radiológicos.
De tal sorte que em poucos minutos, me vi comodamente sentada, em um veículo da Secretaria Municipal de Saúde de Pinheiro Machado, rumo à vizinha cidade de Piratini.

A  impossibilidade frequente de realizar exames radiológicos em Pinheiro Machado  merece algumas considerações, em especial no que se refere  ao aparelho de RX existente no Hospital de Pinheiro Machado, inoperante, mais uma vez, naquele dia.  Tudo indica que está com o prazo de validade vencido, pois vive quebrado.  E não é coisa de agora. Lembro que no governo anterior, como forma de solucionar as constantes interrupções  no fornecimento de exames radiológicos pelo Hospital à Secretaria Municipal de Saúde  de Pinheiro Machado,  por duas vezes ao menos, escutei notícias de negociações/convênios  da municipalidade com a Secretaria Estadual de Saúde  visando à aquisição de um aparelho  de RX  novo para o município de Pinheiro Machado. Desafortunadamente, no entanto, essas negociações não foram avante  e o tal do  novo aparelho, tão necessário à demanda populacional,  ficou só na promessa.

Não obstante, no ano de 2012, o governo da época, realizou uma licitação para o pronto-atendimento municipal onde contratou diversos serviços, entre os quais  a realização de 300 exames mensais de RX,ao preço de R$ 12.075,00 mensais. A empresa vencedora da licitação, sem dispor do aparelho de RX para a realização desses exames, subcontratou referidos serviços com o hospital de Pinheiro Machado. Essa negociação expõe algumas mazelas da administração pública: de um lado, o executivo  empurrando com a barriga a solução de um problema crônico da saúde pública municipal e pagando por um serviço ineficiente; de outro lado, uma  empresa privada, vencedora de uma licitação pública,  assumindo a responsabilidade de realizar um serviço sem dispor dos recursos tecnológicos  necessários para  executá-los.

E eu que pensei que a contratação de  um serviço, sobretudo através de concorrência pública, obrigasse o Contratado a realizá-lo, sob pena de sofrer  as  sanções previstas em lei!
A Lei 8.666, de 21.06.1993, que regulamenta o art 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e Contratos da Administração Pública, disciplina na Seção V, da Inexecução e Rescisão dos contratos, entre outros:  Art. 78.  Constituem motivo para rescisão do contrato:
VI - a subcontratação total ou parcial do seu objeto, a associação do contratado com outrem, a cessão ou transferência, total ou parcial, bem como a fusão, cisão ou incorporação, não admitidas no edital e no contrato;


Smj e retornando  ao  veículo da saúde Municipal de Pinheiro Machado, serpenteando as curvas da estrada de chão que dão acesso a nossa gloriosa Capital Farroupilha, de repente, veio-me a mente a figura daquela senhora de Porto Belo, cuja sinceridade um dia, derrubou minha auto-estima ao rés do chão. E fiquei imaginando qual seria a palavra ou expressão que ela  usaria hoje, para adjetivar o lugar onde moro, caso soubesse, que em minha cidade,  não tem um único aparelho de RX que funcione!!.


_ (?) _ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages