Emater informa que safra de trigo terá área ampliada - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Emater informa que safra de trigo terá área ampliada

Emater informa que safra de trigo terá área ampliada

Share This
A Emater/RS-Ascar finalizou, nesta semana, o primeiro levantamento sobre a intenção de plantio para a safra de trigo de 2013. O levantamento, realizado durante o mês de maio, indica que a mesma deverá ter um incremento de 3,85% em relação ao ano passado, atingindo 1,027 milhão de hectares. Entre as principais regiões produtoras, o maior aumento foi observado no regional de Santa Maria, com 10,10%. Outra importante região administrativa da instituição, Passo Fundo, deve incrementar em 7,31% a sua área de trigo. Já a região de Ijuí, que detém 30% sobre o total a ser cultivado, deverá aumentar apenas 0,8%. Em Santa Rosa, com 25% da área, o aumento deverá ser de 2,54%. As informações foram coletadas em 268 municípios que cobrem 91% da área a ser cultivada. No que diz respeito à produção projetada para 2013, esta poderá atingir inicialmente 2,475 milhões de toneladas, ficando 32,64% maior que a safra passada, quando foram colhidas 1,867 milhão de toneladas, segundo o IBGE. Esse aumento é consequência de uma projeção maior para a produtividade inicial, estimada a partir da tendência observada nos municípios ao longo dos últimos 10 anos, que fica em 2.409 quilos por hectare contra os 1.941 quilos por hectare obtidos no ano passado, resultando 24,10% a mais. Quanto ao plantio, os últimos dias não foram favoráveis. A umidade presente no solo impediu um avanço mais significativo da área semeada. Na safra 2012, nesta mesma época, o percentual chegava a 8%; na atual, alcança apenas 5% em âmbito estadual. De maneira localizada, a região de Santa Rosa é a que atinge o maior percentual, chegando a 10% do projetado para a região. 

Rebanho bovino 
O estado nutricional do rebanho bovino de corte continua satisfatório, mas as pastagens nativas e cultivadas de verão, no final de ciclo, reduziram sua capacidade nutricional significativamente. Essa redução deve-se especialmente à queda das temperaturas e aos dias mais curtos do outono. No entanto, as pastagens cultivadas anuais de inverno, notadamente a aveia e o azevém, já estão em plena fase de estabelecimento e desenvolvimento vegetativo em muitas propriedades, onde se desenvolve a atividade no Estado. Os animais apresentam bom estado sanitário, favorecido pelas condições climáticas, caracterizadas pela baixa umidade no período e pelo monitoramento de doenças e parasitas realizado pelos pecuaristas. Em relação à comercialização, o preço do gado gordo permaneceu estável no período, fato atribuído à grande oferta de carne bovina no mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages