CEEE teve redução de 16% na receita - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
CEEE teve redução de 16% na receita

CEEE teve redução de 16% na receita

Share This
A redução de 18% nas tarifas de energia elétrica repercutiu no bolso do consumidor. É possível concluir isso levando em consideração que a receita da Companhia Estadual de Energia Elétrica, em fevereiro, por exemplo, teve redução de 16%. Para o responsável pelo Departamento de Planejamento de Mercado da CEEE, Lauro Roberto Alves, o percentual não é consequente apenas da medida, mas quando ocorria redução na receita da companhia, essa era de 1% a 2%. Não é possível determinar, contudo, segundo o profissional, como o consumidor se comporta diante de uma conta de luz mais barata. Ou seja, se consome mais por pagar menos. De acordo com ele, há uma redução no consumo de energia após fevereiro. Na verdade, o consumo é sazonal: julho e agosto são os meses em que o consumo é menor no Rio Grande do Sul. O consumo é influenciado, assim, pela temperatura. Quanto mais quente, maior o consumo. 

Bandeiras tarifárias 
A partir de 2014, as contas de energia terão uma novidade: o Sistema de Bandeiras Tarifárias. As bandeiras verde, amarela e vermelha indicarão se a energia custará mais ou menos, em função das condições de geração de eletricidade. Para facilitar a compreensão das bandeiras tarifárias, 2013 será o Ano Teste. Em caráter educativo, a Agência Nacional de Energia Elétrica divulga mês a mês as bandeiras que estariam em funcionamento. Além disso, as distribuidoras de energia divulgarão, na conta de energia, a simulação da aplicação das bandeiras para o subsistema de sua região. O consumidor poderá compreender, então, qual bandeira estaria valendo no mês atual, se as bandeiras tarifárias já estivessem em funcionamento. O sistema possui três bandeiras: verde, amarela e vermelha – as mesmas cores dos semáforos. A bandeira verde significa condições favoráveis de geração de energia. Ou seja, com ela, a tarifa não sofre nenhum acréscimo; a bandeira amarela indica condições de geração menos favoráveis. A tarifa, então, sofre acréscimo de R$ 1,50 para cada 100 quilowatt-hora consumidos; a bandeira vermelha indica condições mais custosas de geração - a tarifa sobre acréscimo de R$ 3 para cada 100 quilowatt-hora consumidos. É preciso entender que a energia elétrica no Brasil é gerada, predominantemente, por usinas hidrelétricas. Para funcionar, essas usinas dependem das chuvas e do nível de água nos reservatórios. Quando há pouca água armazenada, usinas termelétricas podem ser ligadas com a finalidade de poupar água nos reservatórios das usinas hidrelétricas. Com isso, o custo de geração aumenta, pois essas usinas são movidas a combustíveis como gás natural, carvão, óleo combustível e diesel. Por outro lado, quando há muita água armazenada, as térmicas não precisam ser ligadas e o custo de geração é menor. Eis a justificativa para a criação das bandeiras. As bandeiras tarifárias são uma forma diferente de apresentar um custo que, hoje, já está na conta de energia, mas geralmente passa despercebido. Atualmente, os custos com compra de energia pelas distribuidoras são incluídos no cálculo de reajuste das tarifas dessas distribuidoras e são repassados aos consumidores um ano depois de ocorridos, quando a tarifa reajustada passa a valer. Com as bandeiras, haverá a sinalização mensal do custo de geração da energia elétrica, que será cobrada do consumidor, com acréscimo das bandeiras amarela e vermelha. Essa sinalização dá, ao consumidor, a oportunidade de adaptar seu consumo, se assim desejar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages