Detrans pedem mais prazo e esclarecimentos sobre a instalação de chips em veículos - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Detrans pedem mais prazo e esclarecimentos sobre a instalação de chips em veículos

Detrans pedem mais prazo e esclarecimentos sobre a instalação de chips em veículos

Share This
Os Estados devem instalar chips de identificação em todos os veículos novos até junho de 2014, mas eles se preocupam com o prazo e o custo dessa determinação. Segundo a norma federal a instalação deve começar em janeiro de 2013, por isso a Associação Nacional dos Departamentos Estaduais de Trânsito – Detrans (AND) enviou abaixo assinado ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) com pedido de prorrogação do prazo e mais esclarecimentos.

De acordo com a Associação, os custos para cumprir a nova regra são altos e os Estados não possuem recursos para isso. A ADN defende ainda que não basta os chips, é preciso ter o local que receberá as informações como placa e taxas pendentes. Este é o objetivo do Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Siniav), fiscalizar veículos com irregularidades. Além de ajudar na gestão de tráfego e no pedágio eletrônico.

O Denatran, como resposta, deve analisar o pedido, contudo, manteve os prazos. Os custos dos chips devem ser repassados aos proprietários dos veículos durante o emplacamento. O preço do chip cobrado pelas empresas participantes dos pregões é de R$ 18.

Chips beneficiam Municípios

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) é a favor dos chips e espera que esse impasse seja resolvido. A entidade apoia a adoção dos novos mecanismos de controle da circulação de veículos. E espera que os Detrans consigam se estruturar o mais rápido possível para atender a Resolução do Contran. A medida auxiliará os Municípios na cobrança das multas referente às autuações por parada, circulação e estacionamento efetuadas em vias municipais. Além disso, será importante ferramenta de controle de furtos e roubos, o que aumenta a segurança.

Da Agência CNM, com informações da Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages