Ciclista que percorre América do Sul de bicicleta passa por Pinheiro Machado - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Ciclista que percorre América do Sul de bicicleta passa por Pinheiro Machado

Ciclista que percorre América do Sul de bicicleta passa por Pinheiro Machado

Share This
Com a típica simpatia nordestina, Manoel Ramos é um homem simples. Motivado pelo desafio de agradecer a Deus por não ter ficado paraplégico após um acidente doméstico - consertava uma caixa d´água que caiu, levando Ramos para o solo - decidiu enfrentar as estradas e conhecer um pouco mais do país. Acabou estendendo o percurso para a América do Sul. E nada melhor para ele que fazer isso em duas rodas. Acompanhado de uma bicicleta, quer percorrer todos os estados brasileiros e alguns países, para alcançar a marca de 100 mil quilômetros rodados de bicicleta.  

O mesmo esteve em Pinheiro Machado. E não parou muito tempo. Foi para Bagé e depois para Dom Pedrito. O mais curioso é que, embora pela primeira vez na Capital da Ovelha, o ciclista já tinha conhecimento sobre o município."Encontrei pessoas daqui em Santiago do Chile", conta. Ramos é natural de Cedro de São João, a 70 km de Aracaju, a capital de Sergipe, de onde partiu no começo de 2012. Aos 51 anos, o ciclista revela que não tinha saído do estado. 

O acidente com a caixa d'água o deixou com uma lesão na coluna. "Fiquei um ano e oito meses imobilizado. O meu percurso não é o pagamento de uma promessa, mas uma forma de agradecimento por poder estar aqui e contar a minha história", argumenta. Ramos pedala entre 70 e 80 km por dia. Já passou por vários estados brasileiros, como Bahia, Ceará, Rio de Janeiro, Minas Gerais, até chegar aos estados do Sul - Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Esteve na Argentina, no Uruguai e no Chile - onde em Santiago conheceu Pinheirenses e começou o retorno ao Brasil. "As geleiras no Chile me chamaram a atenção. Saí do Sergipe, com uma temperatura de 35 graus, para 18 graus negativos. Andar de bicicleta no gelo foi um aprendizado", salienta.

Viagem longa
Uma das situações mais inusitadas para Ramos foi ver argentinos saltando de parapente - modalidade de esporte radical que utiliza um equipamento semelhante a um paraquedas com base em correntes de ar - a não mais que um metro do chão. "Não entendo como eles não utilizam uma rampa", diverte-se o ciclista. No roteiro de Ramos são previstas passagens pelo Paraguai, Bolívia, Venezuela, Peru, Colômbia e Guiana Francesa. 

Após, volta ao Brasil para percorrer a Região Amazônica e encerrar a viagem em Aracaju, em 2016. Para se manter Ramos depende de ajuda das comunidades por onde passa. "Saí de casa com uma camiseta, um short, uma cueca e uma bermuda", afirma. O que entristece o ciclista é a falta de apoio. "Pedi ao governo do Sergipe uma ajuda de R$ 1 mil por mês, mas não consegui", lamenta. Entretanto após a longa jornada, Ramos já tem algumas lições positivas para a vida. "Existem pessoas com bom coração neste Brasil", aponta. 

O ciclista considera-se semi-analfabeto. E diz que a comunicação em outros países foi um pouco complicada. "Tive que aprender dicas. A principal foi falar devagar e baixo, ao contrário do meu jeito, que é falar alto e depressa. Deu certo", diverte-se Ramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages