Cadeia produtiva do vinho busca selo de indicação geográfica para região da Campanha - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Cadeia produtiva do vinho busca selo de indicação geográfica para região da Campanha

Cadeia produtiva do vinho busca selo de indicação geográfica para região da Campanha

Share This
Projeto será desenvolvido em Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Pinheiro Machado, Itaqui, Rosário do Sul, Alegrete e Quaraí

Com o objetivo de estruturar e implantar uma Indicação Geográfica (IG) para vinhos e espumantes de qualidade diferenciada na região da Campanha foi lançado, pela cadeia produtiva da região, um projeto para obter, junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial, o selo de qualidade única. A previsão de duração do projeto é de cerca de três anos e, para a execução dos trabalhos, serão aportados R$ 3,22 milhões, oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). A previsão é de que sejam implementados no primeiro semestre de 2013.
O projeto de desenvolvimento da IG foi solicitado pela Associação Vinhos da Campanha, composta por 17 associados – vinícolas, uma associação de viticultores e um associado setorial. A entidade foi criada em 2010 e seus associados respondem por aproximadamente 15% da produção nacional de vinhos finos.
De acordo com o coordenador do projeto, engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, José Eduardo Monteiro, existem duas espécies ou modalidades de Indicação Geográfica: ‘Indicação de Procedência (IP)’ e ‘Denominação de Origem (DO)’. No Brasil, 14 produtos agropecuários têm registro de IG como ‘Indicação de Procedência’ e quatro como “Denominação de Origem”. Entre eles, estão os vinhos da IP Vale dos Vinhedos.

Pesquisa

Ele explica que o trabalho de pesquisa irá ampliar as bases sustentáveis para o desenvolvimento da produção vitivinícola no ambiente da indicação geográfica da Campanha, a partir de 11 ações. “O estudo buscará o zoneamento de clima e solo para orientar o manejo dos vinhedos atuais e a expansão dos investimentos na região”, afirmou. Alem disso, o estudo irá contemplar a implantação de uma rede de avaliação da adaptação de porta-enxertos e cultivares de videiras, a definição das cultivares de maior potencial de qualidade enológica melhor adaptadas à região da Campanha.
Conforme o agrônomo, durante o desenvolvimento do trabalho serão aperfeiçoados os métodos de preparo, manejo e conservação de solo nas áreas de viticultura e o manejo de dossel, poda e condução, visando ao aumento de qualidade e potencial enológico da produção. A definição dos parâmetros de manejo e irrigação dos vinhedos em implantação e produção e o aperfeiçoamento das estratégias de controle de doença e pragas nos sistemas vitivinícolas também serão estudados.
Segundo o coordenador, outros fatores importantes da pesquisa são as delimitações das áreas geográficas homogênicas, a estruturação de Sistemas de Informação Geográficas (SIG) e elaboração de mapas digitais da região vitícola da Campanha, incluindo cadastro vitícola georreferenciado, a estruturação de uma rede de monitoramento meteorológico de interesse vitícola e a definição dos protocolos de vinificação em escala industrial para obtenção de vinhos e espumantes de alta qualidade e tipicidade. “Com esses resultados projeta-se o aumento da competitividade setorial, fortalecendo e consolidando o nome da região e promovendo o desenvolvimento do enoturismo regional”, salientou.
Para o pesquisador, a indicação geográfica dará o amparo legal que protege e garante a exclusividade de uso da marca nos vinhos produzidos na região sob a gestão e controle da IG. “O projeto foi o primeiro assinado no âmbito da Rede de Centros de Inovação em Vitivinicultura (Recivitis)”, disse.
Monteiro comenta que a equipe do projeto é composta por 41 pesquisadores, 30 colaboradores, entre técnicos, administrativos e bolsistas de sete instituições de ciência e tecnologia da região. O projeto será desenvolvido em Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Pinheiro Machado, Itaqui, Rosário do Sul, Alegrete e Quaraí.

Recivitis

A Recivitis é um grupo de instituições de ciência e tecnologia, atuantes no setor vitivinícola em todo o país, coordenado pela Embrapa Uva e Vinho. A rede integra o Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec), que tem como secretaria-executiva a Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e, como agência executora, a Finep. Projetos de desenvolvimento científico e tecnológico são submetidos à rede, seguindo tramitação até chegar à Finep, que viabiliza, por meio de financiamentos, sua execução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages