O golpe da cassação terminou e Felipe venceu - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
O golpe da cassação terminou e Felipe venceu

O golpe da cassação terminou e Felipe venceu

Share This
Matéria obtida no Jornal Tribuna do Pampa...
Por Luiz Fernando Leivas...

A eleição de 07 de outubro pôs fim ao processo de cassação ocorrido a pouco mais de um ano. É necessário por um ponto final. Caso contrário, ficaremos sempre reféns deste ato. A fila anda e a vida continua. Portanto a cassação terminou no domingo, 07 de outubro. Embora um dia, não sabemos quando, a justiça deverá julgar o caso. Mas politicamente ele terminou.


Venceu o Felipe. Através do voto, de forma limpa e incontestável. Parabéns prefeito. Não somos hipócritas e nem cínicos. Fomos e seremos adversários do Felipe. Mas agora é a hora de reconhecer a vontade popular. E o povo decidiu por Felipe. Fez justiça ao conduzir ao Paço Municipal, alguém que foi impedido de concorrer pelo seu partido, mas que merecia ter concorrido em 2008. 


Talvez, em breve, o PT volte a governar Pinheiro Machado. Talvez o povo nos faça justiça. Mas tudo tem um tempo. Como bem no diz Éclesiastes no texto bíblico: “ Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus: tempo para nascer, e o tempo para morrer; tempo para plantar, e tempo para arrancar o que foi plantado...”

Por falar no PT é necessário fazer algumas reflexões, ao menos rápidas e superficiais. Primeiro, a votação inexpressiva na nossa candidatura foi causada pela impugnação da candidatura da majoritária, não há dúvidas. Segundo, os votos migraram para impedir a volta dos tucanos. Já a votação dos nossos vereadores, também inexpressiva, em alguns casos, foi claramente devido a erro tático na eleição proporcional. Alguns dirão que o PT está acabado. Não, o PT e o PTB estão entre os partidos mais votados, mas não elegeram vereadores. As coligações determinaram que os partidos com votação menor elegessem vereadores, caso do PMDB, PP e PSB. Teremos que aprender com os nossos próprios erros. Por ora é isso. Reflexões mais aprofundadas serão necessárias ao PT a partir de agora.

O grande derrotado desta eleição foi o Cabral, mais do que o próprio PSDB, que manteve a maior bancada de vereadores. Cabral enquanto político teve a oportunidade de impedir o golpe da cassação. Como líder de seu partido poderia ter orientado seus vereadores a suspender a cassação. Se o fizesse não garantiria facilidades na disputa eleitoral, mas teria demonstrado respeito à decisão da maioria e demonstrado coragem de fazer o enfrentamento necessário conosco, sem nada temer.

O PDT manteve a sua bancada e sai fortalecido enquanto partido, mas ao aceitar o golpe teve sua história manchada. Pois até agora nunca conseguiu eleger um Prefeito através do voto.

Quero fazer um pedido aqueles que me condenaram de forma injusta. Aprovem as contas do Felipe. Primeiro, porque ele foi escolhido pelo povo, de forma justa e limpa. Depois, ele teve suas contas, finalmente, aprovadas pelo Tribunal de Contas. Aprovem as contas do Felipe! Deixem-no trabalhar. O prefeito precisa de tranqüilidade e apoio. 

A função fiscalizadora do Legislativo não deve ser confundida com obstrução de um governo, como foi feito no período de nosso mandato. A principal função da Câmara no regime democrático é a defesa da democracia, e, imprenscindivelmente, o desafio de construir um ambiente de governabilidade, pelo bem de todos.

Pinheiro Machado precisava de uma nova nominata de vereadores e o povo renovou 2/3 dos vereadores. Era preciso mudar e o povo mudou. Foi uma resposta clara ao golpe. Não eleger os tucanos e renovar o máximo possível a Câmara de Vereadores para esta legislatura que inicia em 2013.

Penso que o vereador Leco vai votar pela aprovação das contas do Felipe, por coerência e convicção. Aliás, o Leco como relator do processo de julgamento das contas do Felipe, tomou a sábia decisão de passar o julgamento para depois da eleição. Demonstrou lealdade aos seus princípios e mostrou diferença no modo agir politicamente. No meu julgamento o relator do processo não considerou nossas respostas, não as incluiu no processo e nós fomos cassados. O Leco evitou que o Felipe fosse julgado de forma sumária em pleno calor da disputa eleitoral. É assim que se faz.

Fazemos a disputa por mais dura que seja, mas respeitamos os nossos adversários. Vencer a qualquer custo não nos interessa. O que realmente importa é o resultado das urnas. A vontade popular. A decisão do povo. Por isso desejo sorte e êxito ao Nov Prefeito.

Força prefeito Felipe. E não esqueça: a Universidade é o nosso futuro. Retome o campus de Pinheiro Machado. Lute por isso. Os novos vereadores vão lhe ajudar e todo o povo de Pinheiro Machado.

Um comentário:

  1. Parabéns Luiz Fernado,teu comentário mostra a diferança que tens de outros políticos.

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages